CRONOGRAMA

SINDICATOS COBRAM DO TJ PAGAMENTO DOS RETROATIVOS DA DATA-BASE 2023 E PLANTÕES

terça-feira, 14/01/25 14:05

O SINJUS-MG e o SERJUSMIG protocolaram um ofício conjunto, nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro, cobrando do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) esclarecimentos sobre pendências relacionadas aos retroativos da Data-Base 2023 e aos plantões realizados em 2024. As demandas, essenciais para garantir os direitos dos servidores, foram reiteradas nas últimas reuniões da Mesa de Negociações, mas ainda não houve uma  resposta concreta por parte da Administração sobre quando os passivos serão quitados.  

No ofício encaminhado ao presidente do Órgão, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, os Sindicatos destacaram que, apesar da Lei Estadual nº 18.909/2010 fixar o mês de maio como referência para recomposição das perdas inflacionárias, a Data-Base de 2023 dos servidores só foi implementada em outubro de 2024, deixando um passivo referente aos meses de julho, agosto e setembro. 

E, mesmo as entidades tendo cobrado de forma reiterada, o Tribunal ainda não informou como e quando esses valores, acrescidos de correção monetária e juros de mora, serão pagos. Assim, os Sindicatos cobram um retorno sobre a questão antes da próxima reunião da Mesa de Negociações, marcada para fevereiro.

“Esse atraso prejudica a qualidade de vida dos servidores, que precisam arcar com o aumento das despesas mesmo com os vencimentos corroídos pela inflação. É urgente que o Tribunal apresente um cronograma para a quitação desse passivo para, assim, repor o poder de compra da categoria”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. 

Plantões de 2024

Outro ponto abordado no ofício foi a ausência de informações sobre os pagamentos de plantões realizados em 2024. A Administração havia se comprometido a retomar os pagamentos no início deste ano, mas até agora não apresentou a sistemática nem o cronograma detalhado de quitação.

Vale lembrar que esse passivo é um direito dos servidores que exerceram plantões no ano passado. É inadmissível o atraso no pagamento dessas parcelas, tendo em vista que se trata de verbas indenizatórias referentes a horas trabalhadas.

“Essas duas pendências que estamos cobrando do Tribunal são despesas de exercícios anteriores, ou seja, não impactam o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Por esse motivo, não há justificativa para adiar a quitação desses passivos e prolongar o prejuízo aos servidores”, explica o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Acompanhe as mídias do SINJUS e fique informado sobre o andamento dessas e de outras reivindicações da categoria.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
A imagem apresenta uma folha de papel com um checklist. No topo, a palavra "PROPAG" está escrita em letras grandes e verdes, e ao lado, um quadrado marcado com um "check" verde, indicando aprovação. À direita, há um marcador de texto verde, sugerindo destaque ou confirmação. A mensagem enfatiza que o presidente sancionou o projeto "PROPAG", com o SINJUS reforçando sua atuação para garantir a adesão do estado de Minas Gerais (MG). O fundo neutro ajuda a destacar a cor verde e o conteúdo textual. VITÓRIA SINDICAL LULA SANCIONA PROPAG; SINJUS INTENSIFICA PRESSÃO PARA GARANTIR A ADESÃO DE MG terça-feira, 14/01/25 12:11 Nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da ...
A imagem mostra o edifício do TJMG. Em frente ao prédio, há um documento parcialmente dobrado em destaque, contendo os logotipos dos sindicatos SERJUSMIG e SINJUS-MG, além de texto formal que informa o envio de um ofício solicitando o reajuste de auxílios e verbas indenizatórias. PAUTAS DA CATEGORIA SINDICATOS ENVIAM OFÍCIO AO TJMG POR REAJUSTE DE AUXÍLIOS E VERBAS INDENIZATÓRIAS sexta-feira, 10/01/25 18:57 Na luta para garantir os direitos das servidoras e dos servidores, o SINJUS-MG e ...
A imagem promove o sorteio da 50ª edição da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Na imagem, há um artista com figurino de teatro, usando um chapéu decorado com engrenagens e relógios que parecem mágicos. O convite ao sorteio se destaca com o texto "Participe do nosso sorteio", seguido pelas informações de prazo de inscrição (de 13/01 a 17/01) e data do sorteio (20/01). O layout tem cores vibrantes, incluindo roxo e dourado. SORTEIO CONCORRA A INGRESSOS PARA A 50ª CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO DE TEATRO & DANÇA sexta-feira, 10/01/25 17:42 A Campanha de Popularização do Teatro & Dança chega à sua 50ª edição em ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco