Em tramitação

PL 3834/2023 propõe isenção de IR para pessoas com deficiência

quinta-feira, 09/01/25 16:28 : A imagem retrata um cenário em um parque. Uma mulher de cabelos longos empurra um homem em uma cadeira de rodas. Ao lado, uma criança caminha segurando a mão da pessoa na cadeira de rodas. O ambiente é iluminado, com vegetação verde ao redor, transmitindo uma sensação de tranquilidade e cuidado. O texto sobreposto destaca que o Projeto de Lei 3834/2023 propõe a isenção de imposto de renda para pessoas com deficiência, reforçando o caráter inclusivo e social do projeto.

O Projeto de Lei (PL) 3834/2023 desobriga o pagamento de tributos sobre rendimentos recebidos por pessoas com deficiência física, mental ou intelectual. O texto, em tramitação na Câmara dos Deputados desde agosto de 2023, visa minimizar os desafios econômicos e sociais vivenciados por milhares de famílias brasileiras, decorrentes das necessidades específicas que acompanham as deficiências. 

No Brasil, a alíquota de Imposto de Renda varia conforme a renda do contribuinte, podendo chegar a 27,5%. Com custos elevados de tratamentos, terapias, equipamentos, adaptações ou suporte especializado, a proposta se apresenta como uma forma de aliviar o orçamento doméstico, permitindo que essas famílias tenham maior dignidade e acesso a serviços essenciais.

“Esse Projeto de Lei é um passo muito importante na construção de um país mais inclusivo e sensível às diferenças. Ao reconhecer as particularidades da vida das pessoas com deficiência, o Estado sinaliza um compromisso com a equidade e o respeito aos direitos humanos”, afirma o coordenador do Núcleo da Pessoa com Deficiência e o diretor Financeiro do SINJUS-MG, Alex Aguiar. 

O PL 3834/2023 também prevê isenção para os responsáveis legais de pessoas com deficiência, em caso de menores de idade ou pessoas tuteladas, mediante a apresentação de documentos comprobatórios. Além disso, para garantir o benefício, também serão solicitados laudos médicos detalhando o diagnóstico da doença ou condição genética, a Classificação Internacional da Doença (CID) e a assinatura e o número de registro do médico responsável no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Atualmente, o Projeto de Lei está sob análise na Câmara dos Deputados e, assim que aprovado, segue para o Senado.

“A aprovação desse projeto vai além de uma questão tributária; é uma reparação histórica diante de anos de negligência e falta de suporte às pessoas com deficiência. Agora, cabe aos parlamentares assumir seu papel na promoção da inclusão e diversidade, garantindo que o PL 3824/2023 seja aprovado e implementado o quanto antes”, reforça Alex Aguiar.

 

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra um corredor do Anexo 1, com quatro elevadores lado a lado, todos de portas metálicas e moldura preta. Acima de cada elevador há um visor digital azul indicando o andar em que cada cabine está. SEGURANÇA TJMG RESPONDE QUESTIONAMENTOS DO SINJUS SOBRE FALHAS EM ELEVADORES RECÉM-MODERNIZADOS DO ANEXO 1 terça-feira, 22/04/25 18:55 Após novo ofício do SINJUS-MG cobrando explicações sobre a continuidade dos problemas nos elevadores ...
A imagem mostra três autoridades sorridentes em um ambiente formal, com estantes de livros ao fundo. O centro da cena é ocupado por um documento oficial, com destaque para a assinatura. O texto sobreposto informa: "Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro", com ênfase na parte “Propag é regulamentado” em vermelho, destacando a importância da medida. DÍVIDAS Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro terça-feira, 15/04/25 17:47 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) regulamentou na segunda-feira (14/4) o Programa ...
PROTAGONISMO FEMININO PARTICIPE DO SAMBA QUE VAI MARCAR OS 5 ANOS DO NM! terça-feira, 15/04/25 17:06 Foi no auge da pandemia que nasceu o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco