DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

8M: PROGRAMAÇÃO DO SINJUS EXALTA AS DIVERSAS LUTAS FEMININAS

quarta-feira, 28/02/24 17:27

O dia 8 de março celebra a força das mulheres de todo o mundo na luta por equidade, segurança, respeito, inclusão e liberdade. Para marcar essa data tão importante, o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG aborda a temática “O 8M existe porque eu resisto” com uma programação que reúne atividades que propõem discutir a relevância do Dia Internacional das Mulheres para o avanço das mais diversas demandas de mulheres plurais. As ações também buscam elevar a autoestima e apoiar a resistência das filiadas. Confira!

A programação vai abordar questões fundamentais para as mulheres brasileiras, como saúde mental, sexualidade e união feminina. O objetivo é promover o bem-estar emocional e o empoderamento, além de incentivar o autocuidado entre as servidoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG).

Durante a semana, as filiadas do Sindicato poderão participar de uma sessão de terapia em grupo, além de uma palestra especial. A programação será concluída com a Marcha Unificada pelo Dia Internacional das Mulheres reforçando a importância da solidariedade e da união femininas na busca por direitos.

Urgência de saúde mental 

De acordo com o Censo 2022, as mulheres representam 51,5% dos brasileiros, sendo a maioria da população em todas as regiões do país. No entanto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as mulheres também carregam maior risco de sofrerem com sintomas de ansiedade, depressão e estresse. Muitas vezes, os sintomas estão diretamente relacionados à pressão para conciliar as demandas pessoais, profissionais e familiares e ainda encontrar tempo para o autocuidado.

Para abordar essa questão, no dia 4 de março, segunda-feira, às 19h30, as filiadas do SINJUS poderão participar de uma sessão de terapia on-line com a psicóloga Valéria Saramago. Trazendo o tema “Uma epidemia da beleza doentia”, a profissional vai debater as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que sofrem com a cobrança por uma estética perfeita, indicando como isso afeta o bem-estar psicológico e emocional. 

Clique aqui e inscreva-se para participar. 

Sexualidade ainda é um tabu 

Apesar dos avanços alcançados nas últimas décadas, as mulheres ainda enfrentam dificuldades na luta por emancipação sexual. Em muitos casos, um simples comentário gera desconforto e retaliação, perpetuando a ideia de que mulheres não devem ter voz nesse assunto.

Para fortalecer a confiança e o conhecimento sobre o tema, a empresária e palestrante Aline Bicalho vai conduzir a palestra “Sexualidade e saúde feminina”, trazendo informação e empoderamento de forma descontraída e possibilitando o diálogo sobre as aflições e as conquistas das mulheres em busca do domínio do próprio corpo. 

O encontro será na Associação Médica (Av. João Pinheiro, nº 161 – Centro, Belo Horizonte), no dia 6 de março, quarta-feira, às 19h.

Clique aqui e reserve a sua vaga! 

A união faz a nossa força

Uma mulher consciente de sua realidade é capaz de compreender a vivência de suas companheiras de luta. A partir dessa empatia, a união entre mulheres tem o poder de fortalecer a busca por direitos equitativos, abrindo espaço para que suas vozes sejam ouvidas. 

Dessa forma, no dia 8 de março, o NM vai se unir a milhares de mulheres na Marcha Unificada pelo Dia Internacional da Mulher, organizada pelo Coletivo 8M Unificado. A concentração será na Praça Raul Soares, em Belo Horizonte, às 17h, e a participação é aberta a todas e todos que desejam colaborar com a luta feminina. 

AÇÃO ESPECIAL PARA O NM

No dia 8 de março, às 10h, o NM vai sortear 15 vouchers para uma sessão completa de massagem no Espaço Bem Viver entre as servidoras que integram o Núcleo. Para concorrer, é necessário ter feito sua inscrição no formulário até uma hora antes do sorteio. 

O Núcleo das Mulheres do SINJUS é uma iniciativa colaborativa, criada por e para mulheres, com o intuito de promover a socialização, compartilhar conhecimento, proporcionar momentos de lazer e entretenimento, além de unir esforços na luta pelos direitos femininos.

Seja uma agente de transformação no mundo e faça parte do NM! Junte-se a nós!

SERVIÇOS

Sessão de terapia em grupo
Local: Online (o link par a sala virtual será enviado às participantes)
Dia e horário: 4 de março, segunda-feira, às 19h30.

Inscreva-se para participar da sessão de terapia.

Palestra sobre Sexualidade e saúde feminina
Local: Associação Médica (Av. João Pinheiro, nº 161 – Centro, Belo Horizonte)
Dia e horário: 6 de março, quarta-feira, 19h.

Inscreva-se para participar da palestra.

Marcha Pública pelo Dia Internacional das Mulheres

Local: Praça Raul Soares, em Belo Horizonte
Dia e horário: 8 de março, sexta-feira. Concentração às 17h.

Sorteio de sessão de massagem 

Dia e horário: 8 de março, sexta-feira, às 10h.  Será divulgado no site do SINJUS.

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco