QUARENTENA NÃO É FÉRIAS; SEJA RESPONSÁVEL!
quarta-feira, 18/03/20 16:26O expediente no Poder Judiciário mineiro ficará suspenso entre os dias 19 e 27/3 devido à Pandemia de coronavírus. Em alguns casos – serviços administrativos e judiciais indispensáveis – os servidores deverão utilizar teletrabalho, a critério de cada chefia, mas na maioria, os trabalhadores estão dispensados das atividades.
Vários órgãos, instituições e empresas estão tomando esse tipo de decisão. E para que as medidas tenham chegado a esse ponto, é preciso entender que a situação é mesmo grave. A quarentena não deve ser entendida como folga, descanso ou férias. É uma medida de prevenção emergencial para se evitar o contágio e, por isso, deve ser seguida à risca.
Proteja sua família e a sociedade
Se você não se encaixa no grupo considerado mais vulnerável – idosos e pessoas com doença crônica – pense nos seus familiares e amigos. Quem não faz o isolamento domiciliar e leva uma vida normal está trazendo o risco de infecção pelo vírus para todos que ficam na casa. E lembre-se: os órgãos de saúde já afirmam que pessoas sem sintomas são responsáveis por dois terços das infecções de coronavírus.
Importância do isolamento
Até agora só um grupo seleto de países conseguiu reverter ou evitar o crescimento exponencial de casos. Quase todos os bons exemplos estão na Ásia, e implementaram estratégias como o isolamento social.
Intervenções como a suspensão das aulas nas escolas e dos expedientes das empresas e órgãos públicos e fechamento de estabelecimentos antes do crescimento exponencial do coronavírus ajudaram, por exemplo, Singapura, Japão e Hong Kong a reverter ou evitar o crescimento exponencial de casos da COVID-19 e a impedir a saturação do sistema hospitalar.
E o que fazer durante a quarentena? A quarentena pode se tornar um período produtivo e menos entediante. Confira algumas dicas:
- Assista filmes e séries: coloque em dia séries ou faça uma maratona de filmes do seu ator ou diretor preferido;
- Conheça podcasts: aproveite para descobrir novos conteúdos. A variedade é enorme e você pode escutar até as notícias do dia;
- Faça exercícios em casa: para não ficar parado nesses dias, faça exercícios utilizando o peso do corpo e a escada, por exemplo. Pesquise a forma correta de fazer na internet;
- Experimente receitas novas: nas redes sociais existem inúmeras páginas com pratos gostosos e que reúnem um pouco de tudo que você tem na sua cozinha;
- Faça chamadas de vídeo com os amigos: já que não é seguro sair de casa, faça uma chamada de vídeo com quem você goste e coloque o papo em dia;
- Descubra novos artistas: aproveite este período em casa para descobrir novos estilos musicais e se atualizar sobre novas tendências no mundo da música;
- Organize-se: estes dias de quarentena podem ser bons para dar aquela geral na casa e arrumar os objetos que você sequer faz ideia onde estejam. Aproveite também para organizar sua vida e seus projetos para 2020;
- Informe-se: Apenas a informação pode ajudar a combater as fake news sobre o novo coronavírus e conscientizar a população do que deve ser feito neste momento. Acompanhe diariamente sites e redes sociais para se manter informado sobre as últimas notícias da pandemia e tirar suas dúvidas.
Mobilização
A greve geral nacional, que estava marcada para esta quarta-feira, 18/3, foi suspensa para evitar aglomerações, mas, você, servidor, pode e deve se manifestar virtualmente. Envie e-mail aos deputados e senadores mineiros para barrar a aprovação do pacote de maldades do governo federal (Plano Mais Brasil) e da Reforma Administrativa. Saiba mais aqui.
Lembre-se de que as orientações e notícias de interesse dos servidores continuarão sendo publicadas no site do SINJUS, nas mídias sociais, inclusive nos nossos grupos do Facebook.
O coordenador-geral do SINJUS, Wagner Ferreira, estará de plantão para esclarecer sobre o andamento das lutas e para tirar dúvidas dos servidores por meio do WhatsApp 99802-5048. O diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Alexandre Pires, também ficará de plantão para atendimento aos filiados por meio do WhatsApp (31) 8884-2332. E os aposentados ainda podem se comunicar com o diretor de Aposentados e Pensionistas (NAP) Alex Aguiar pelo WhatsApp (31) 9419-9180.
CONTE COM A GENTE!