ARTIGO

Uso das plantas medicinais na saúde

sexta-feira, 25/08/17 12:51

As plantas são fundamentais para promover saúde.  Já começamos a nos lembrar de avós e bisavós, de receitas de chazinhos passadas por gerações. Vem também a imagem das benzedeiras, usando ervas para benzer, receitando chás e banhos.  As plantas são um recurso ancestral da natureza, na verdade muito mais antigo do que nossas “tataratataravós”.

Nas Medicinas Tradicionais do Oriente, com as quais atendo, a Ayurvédica da Índia e Chinesa, a alimentação e a Fitoterapia (uso terapêutico das plantas) estão na base dos cuidados preventivos, sendo também essenciais nos tratamentos de desequilíbrios energéticos já somatizados como doenças.

Entendendo Deus como o Princípio da Criação de toda a Vida, presente nos seres dos três reinos (mineral, animal e vegetal) e nos quatro elementos (água, terra, ar e fogo), como neste mito indígena:

“No princípio, quando o Grande Criador acabou de criar o mundo, chamou todos os diferentes espíritos que o povoariam e perguntou-lhes o que gostariam de ser. Alguns desejaram ser os quatro poderes do universo, outros quiseram ser o relâmpago e o trovão, o vento, a chuva, a neve e o terremoto. Alguns espíritos ainda manifestaram o desejo de serem oceanos, montanhas, riachos e rios. Os demais espíritos desejaram tornar-se os seres das plantas, os seres das árvores, os seres animais, os seres pássaros, os seres peixes, os seres serpentes, os seres insetos, os seres das pedras e os seres humanos. Assim, cada um personificou uma pequena parcela da totalidade do que anda, rasteja, voa e nada, tanto visível quanto invisível. Juntos, eles compõem a Criação”.

Nesta Unidade que dá manutenção à vida cada ser traz em si características específicas de cura – seus dons particulares – que se complementam em outros seres. Nas plantas esta tarefa é clara, definida e o ser humano já em seus primórdios percebeu isso e as utilizou, assim como outros animais, em proveito de sua saúde.

No “mundo das plantas” há uma escala bem diversificada de aplicações terapêuticas: comecemos com o alimento com que nos nutrimos e que, se escolhido com consciência se converte em saúde e até em remédio; torna-se um complemento pelas suas qualidades nutritivas e energéticas. Há alimentos desintoxicantes, fortificantes, etc. Este é o nível mais básico de nossa relação com o reino vegetal.

Numa outra etapa há o uso dos Fitoterápicos, como chás, tinturas, compressas, cápsulas, cataplasmas, banhos e outros. Aí a bioquímica é que comanda o tratamento, com enfoque medicinal. A fitoterapia colabora no tratamento de todas as doenças e pode curar muitas.

Como nós humanos, a planta traz em si níveis de manifestação que vão se sutilizando, então temos a Aromaterapia que atinge fortemente a parte física e mais delicadamente alcança estados emocionais, promovendo equilíbrio. Utilizo e revendo óleos essenciais de qualidade, tanto nos tratamentos com massagem oriental, quanto para inalar e, até para ingerir, em alguns casos.

Através da Fitoterapia integrada ao tratamento, conseguimos reduzir quadros de estresse agravados, insônia, problemas digestivos, desequilíbrios do climatério, TPM e harmonização da gestação e parto, dentre muitos.

Além disso, conseguimos reduzir o uso de remédios alopáticos e seus efeitos colaterais.

Nas Essências Florais o alcance é na esfera do psiquismo, nos estados de ânimo e, através destes ajudando a imprimir novas possibilidades de percepção e atitudes perante a vida; elas não possuem quaisquer vestígios de ação química, atuando através da “energia ou vibração” da flor.

Há ainda diversos usos “espirituais” das plantas. Apesar de existirem tabus sobre o tema, há muitas pesquisas e estudos sobre o campo vibracional dos seres vivos, reconhecendo inclusive a aura das plantas.

Em meu trabalho com a Terapia Transpessoal e Corporal utilizo todos estes recursos muito importantes como coadjuvantes no processo de Desenvolvimento e Cura Pessoal e Coletivo, assim como na Cura física.

AS PLANTAS SÃO ESSES SERES CRIADOS PARA TRATAR AMOROSAMENTE DESDE AS NECESSIDADES FÍSICAS MAIS VITAIS, ATÉ HARMONIZAÇÃO DO PSIQUISMO E DA DIMENSÃO ESPIRITUAL.

Dicas para uso da aromaterapia:

http://cadeiravoadora.com.br/massagem-para-o-frio/

https://www.facebook.com/TerapiadeExpansaodoSer/photos/a.160521647348106.39969.157401997660071/1246194405447486/?type=3

Agendamento de Programas de Saúde com orientação e uso de Aromaterapia e Fitoterapia pelo telefone (31) 988928244. Com a terapeuta Lila Parameswara (Dione Metidieri), especialista em técnicas de Terapia Corporal há 25 anos.

Últimas notícias

ver mais
PROPOSTA DO TJMG ATENÇÃO, AMANHÃ, DIA 21/11 TEM AGE SOBRE GREVE segunda-feira, 20/11/17 18:37 Todos os servidores da 2ª Instância do Judiciário mineiro estão convocados para a Assembleia ...
FESTA DE FIM DE ANO LIBERADA VENDA DE INGRESSOS PARA NÃO FILIADOS segunda-feira, 20/11/17 13:00 A aguardada Festa de Fim de Ano do SINJUS-MG já está chegando! Será dia ...
“bolsa livro” Juízes de SP têm verba de R$ 5 mil para livro segunda-feira, 20/11/17 12:37 Os tribunais de Justiça de São Paulo e do Maranhão garantem o pagamento de ...
Top