TUDO SOBRE O FUNDO DE GREVE

quinta-feira, 01/08/13 15:00

 

O que é o Fundo de Greve?

O Fundo de Greve é um patrimônio dos servidores, destinado a cobrir as despesas da greve. Em outras palavras, trata-se de uma ferramenta de suporte para a categoria em luta; um mecanismo de negociação. Por meio de um pequeno valor, votado pelos servidores, o Sindicato constitui uma reserva financeira em um fundo de investimento, que visa financiar o movimento grevista – geralmente muito oneroso para a entidade – e subsidiar necessidades básicas dos servidores grevistas, nas situações em que, eventualmente, tenham o ponto cortado.

Para que serve o Fundo de Greve?

– cobertura de despesas com o movimento de greve;

– material de imprensa e divulgação da greve;

– locação de carro de som e/ou aparelhagem de som para atividades de greve;

– materiais necessários à realização de passeatas durante a greve;

– empréstimo para os filiados, em valor necessário para a cobertura de contas básicas como água, luz e cesta básica padrão, limitado ao saldo da conta do Fundo de Greve e proporcional ao salário de cada filiado, quando os salários forem retidos em função do movimento, cabendo à AGE a ser realizada durante o movimento grevista definir valores e formas de ajuda.

Como funciona o Fundo de Greve?

A categoria vota em AGE a forma de financiamento, estabelece a porcentagem e data para recolher a contribuição e estipula o teto para pagamento dos guerreiros que venham a ter o ponto cortado. É importante ressaltar que ele funciona como suporte e não tem o objetivo de repor os salários dos grevistas integralmente. Além disso, o controle do Fundo é feito da forma mais transparente possível, ficando a cargo do Conselho Fiscal eleito pela categoria nas últimas eleições bem do Comando de Greve formado pela categoria na ocasião.

Como contribuir com o Fundo de Greve?

Todos os servidores filiados ou não filiados podem fazer doações espontâneas para o Fundo de Greve.

Os filiados que quiserem contribuir, o desconto é feito sobre a parcela do 13º salário, paga no mês de julho. A contribuição tem o mesmo valor da mensalidade paga pelo filiado ao Sindicato.

O servidor que opta por receber parcela única do 13º salário em dezembro tem o desconto nesse período. Servidores que quiserem contribuir financeiramente com a GREVE, de forma voluntária podem depositar a quantia escolhida na conta:

Banco do Brasil
Agência: 1614-4
Conta-corrente: 1111218-2

 

Por que devo contribuir para o Fundo de Greve?

Quem poupa nunca enfrenta grandes surpresas e sustos em momentos de crise, porque está sempre prevenido. De pouco em pouco pode-se acumular um enorme montante.  Pensando nisso, e em cumprimento à decisão da AGE do dia 30/4, o SINJUS-MG retoma a campanha de contribuição para um importante patrimônio dos servidores – o Fundo de Greve. Os recursos capitalizados por esse instrumento de luta servem para investir na infraestrutura das manifestações bem como em ações judiciais decorrentes do movimento grevista, além de formar reserva para subsidiar cada vez mais aos servidores, por exemplo, nos descontos dos dias parados.

Sem o Fundo, a categoria perde força no momento mais necessário. É muito fácil para um presidente ou administrador causar medo em seus servidores com medidas que enfraqueçam a causa. A ação mais recorrente é coibir um ato de greve, com ameaças de corte de ponto dos grevistas.

 

O medo cerceia a liberdade e enfraquece as reivindicações de todo homem e mulher que buscam a garantia dos seus direitos trabalhistas. O Fundo de Greve é um modo de não se curvar diante daqueles que usam da sua condição de poder e praticam injustiças contra os trabalhadores.

 

Em um país ideal, em um Tribunal de Justiça ideal, onde os direitos dos servidores fossem cumpridos, o Fundo de Greve poderia simplesmente não ser necessário. Mas nenhum de nós mora ou labora nas propagandas do TJMG. Por isso, ninguém deve ficar parado assistindo a Administração descumprir a Lei e tratorando seus direitos. Você pode ajudar a transformar a realidade de desvalorização atual dos servidores com gestos concretos, pela adesão nas lutas e no fortalecimento do nosso Fundo de Greve.

 

Não importa qual seja o valor da sua contribuição,
o importante é ajudar com a quantia que cabe no seu bolso.

 

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco