SEMINÁRIO

SINJUS-MG debate o desmonte da Previdência Social

segunda-feira, 20/02/17 19:40

Redução nos benefícios, aumento do tempo de contribuição, elevação da idade mínima de aposentadoria e corte nas pensões são apenas alguns dos muitos retrocessos que foram debatidos no Seminário “PEC 287/2016 – Reforma da Previdência e Direito Previdenciário”, realizado, hoje, pelo do Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância no Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG). Cerca de 100 servidores do TJMG e do TJMMG participaram do evento, além de internautas que puderam acompanhar os debates pelo Facebook.

Na abertura do Seminário, o coordenador-geral do SINJUS, Wagner Ferreira, falou sobre as iniciativas do Sindicato, dentre elas a cartilha “Como a Reforma da Previdência Vai Afetar a sua Família”. Elaborada por José Prata Araújo e produzida pelo Sindicato, a publicação lista as principais mudanças que a PEC 287 vai trazer para os trabalhadores dos setores público e privado. Clique aqui e acesse a versão digital. Serão ainda distribuídos 3.000 exemplares para os servidores do Judiciário.

Diante do sucesso desse primeiro Seminário, o SINJUS já está preparando um segundo encontro, que será realizado no dia 06 de março, abordando os impactos da PEC 287 sobre a condição feminina no Brasil.

Palestras

Na palestra de abertura, o diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz, ressaltou que além de analisar o conteúdo da Proposta de Emenda Constitucional 287 é preciso também entender o contexto em que ela está sendo conduzida.

Segundo o especialista, o desmonte da Previdência tem encontrado terreno na justificativa de crise e também pela fraca oposição dos parlamentares. “Desde que o governo do presidente do Michel Temer foi efetivado, embora haja discussão entre integrantes dos poderes, sinalizando que há divergências, as instituições estão trabalhando em harmonia plena em direção a essa agenda”, analisou Antônio Augusto de Queiroz.

Por isso, a palavra de ordem é pressionar os deputados federais, cobrando uma postura contrária à PEC 287.

Perda para todos

A segunda palestra do Seminário foi ministrada pelo advogado e professor de Direito Previdenciário, Abelardo Sapucaia, que detalhou algumas das muitas alterações que trarão prejuízos aos servidores. Dentre elas estão: a elevação da idade mínima de aposentadoria voluntária de 60 anos (homem) e de 55 (mulheres) para 65 anos para ambos os sexos; a limitação da pensão por morte para 50% mais 10% por dependente e não de 100% como é hoje; e o fim da acumulação de pensão por morte e aposentadoria.

“A reforma da Previdência vai impactar todos os servidores públicos que não têm ainda direito adquirido à aposentadoria. Todos que não completaram os requisitos para a aposentadoria por tempo de contribuição vão estar abarcados por alguma das alterações da PEC 287” afirmou Sapucaia.

Participação presencial e on-line

Após as palestras, os presentes ao evento puderam fazer perguntas aos especialistas e expor seus posicionamentos acerca da PEC 287. Também puderam participar os internautas que acompanharam a transmissão ao vivo pela página do SINJUS no Facebook, uma grande novidade do Sindicato neste evento. Veja a cobertura por vídeo do evento clicando aqui.

Estiveram presentes ao evento o presidente da Fenajud, Luiz Fernando Pereira Souza, o diretor administrativo do Sindijudiciário do Espírito Santo, Elson Gonçalves Júnior, e a presidente do Conselho Executivo da ANFIP-MG, Ilva Maria Franca Lauria, dentre outras lideranças e autoridades.

O SINJUS tem feito diversas ações para alertar sobre como a reforma da Previdência é prejudicial para toda a sociedade e na TV SINJUS você pode assistir dois vídeos da série “Reforma da Previdência – E agora?” com especialistas explicando detalhadamente a proposta atual.

Por isso, servidor mobilize-se. Entre na luta contra esse atentado aos diretos duramente conquistados pelos brasileiros ao longo de décadas.

SINJUS-MG somos todos nós!

 

Notícias relacionadas

PEC 287 PREVIDÊNCIA: SINJUS VAI TRANSMITIR SEMINÁRIO AO VIVO quinta-feira, 16/02/17 19:07 O SINJUS tem abordado a PEC 287/16 de diversas formas em seus canais de comunicação devido à importância da discussão sobre a Reforma da Previdência, que vai impactar todos os trabalhadores do setor privado e servidores públicos. O tema ... leia mais
REFORMA SEMINÁRIO DO SINJUS-MG DEBATE DESMONTE DA PREVIDÊNCIA segunda-feira, 13/02/17 18:11 Estão abertas as inscrições para o Seminário “PEC 287/2016 – Reforma da Previdência e Direito Previdenciário”, que será realizado pelo Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG), no próximo dia 20/2, segunda-feira, ... leia mais
EVENTO Seminário Reforma da Previdência – Desafios e ação sindical segunda-feira, 06/02/17 16:10 A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287 será apresentada e debatida no seminário Reforma da previdência – Desafios e ação sindical. O evento será promovido pelas Centrais Sindicais e pelo DIEESE, em 7 e 8 de fevereiro, em São ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO AUXÍLIOS SÃO APROVADOS NO TJMG, E GREVE É SUSPENSA quarta-feira, 25/04/18 19:33 Após intensa batalha e mobilização dos servidores e do SINJUS, SERJUSMIG e SINDOJUS/MG, enfim, ...
PAD CNJ abre processo contra juiz do Piauí acusado de vender sentença quarta-feira, 25/04/18 11:40 O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu por unanimidade, nesta terça-feira (24/04), abrir um ...
auxílio-moradia AGU inicia discussão sobre auxílio-moradia pago no Judiciário e MP quarta-feira, 25/04/18 11:28 Ações que questionam a legalidade do benefício de R$ 4.337,73 foram encaminhadas à AGU ...

Convênios

ver mais
Studio Val Oliveira Salão de Beleza Cruzeiro . BH (31) 3282 3502 https://goo.gl/BjG62z 10% a 20% ver mais
Barbearia Medie Val Barbearia Cruzerio . BH (31) 3568 3712 https://goo.gl/x5scoU 10% a 20% ver mais
Bonasecco BH Lavanderias Anchieta . BH (31) 2520 6596 www.bonasecco.com.br 10% + Delivery ver mais
Tânia Carvalho Psicologia Funcionários . BH (31) 99615 7372 50% ver mais
Top