RODA DE CONVERSA

SINJUS DEBATE DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO

quinta-feira, 28/09/17 18:31

Com a premissa de promover a saúde e o bem-estar entre os filiados, o Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG) promoveu uma nova edição da Roda de Conversa para falar sobre o sofrimento no trabalho e as suas consequências. O encontro aconteceu na última quarta-feira, 27/9, e foi uma oportunidade para que as pessoas pudessem compartilhar os seus sentimentos e relatar as suas vivências. Toda a atividade foi conduzida pelo psicólogo e especialista em saúde do trabalhador, Arthur Lobato. A moderação foi realizada pelo diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Durante a Roda de Conversa, os participantes ficaram à vontade para expor as situações que ocorrem dentro do Tribunal de Justiça de Minas Gerias (TJMG). Foram debatidos os conflitos nas relações de trabalho, principalmente envolvendo assédios morais e psicológicos entre gestores e subordinados e até mesmo entre colegas de mesmo nível hierárquico.

De acordo com Arthur Lobato, que integra a Comissão de Combate ao Assédio Moral do SINJUS-MG/SERJUSMIG, essa situação gera uma série de problemas emocionais, como a sensação de não dar conta do serviço, cansaço e insônia, que, por sua vez, levam ao um quadro de ansiedade e de depressão.

O especialista ressaltou ainda que, além de ter que superar os problemas psíquicos decorrentes das condições de trabalho inadequadas, muitas vezes os servidores precisam enfrentar a desconfiança e o preconceito dos colegas quando retornam de suas licenças. Por isso, Lobato orientou aos participantes para que busquem apoio profissional sempre que necessário.

Felipe Rodrigues reforça que o servidor deve procurar os atendimentos do Núcleo de Saúde caso esteja enfrentando problemas no trabalho. O dirigente lembra ainda que o SINJUS, em casos mais graves, também faz a interlocução direta com os gestores a fim de equalizar os conflitos no próprio ambiente de trabalho do servidor.

Próximo evento

A próxima edição da Roda de Conversa está marcada para o dia 25/10, às 14h, na sede do SINJUS. No encontro será tratado sobre as doenças ocupacionais, como as lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteo musculares relacionados ao trabalho (Dort). As inscrições já podem ser feitas pelo telefone (31) 3213-5247.

Notícias relacionadas

RODA DE CONVERSA DEBATE: SOFRIMENTO NO TRABALHO E SUAS CONSEQUÊNCIAS terça-feira, 19/09/17 17:26 Em algum momento da vida, você já deve ter vivenciado uma situação como essa: se empenhar muito em um projeto, criar expectativas em relação aos resultados e quando as coisas não saem como o planejado ou quando o objetivo ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
PARALISAÇÃO NO TJMG SERVIDORES DE 2ª INSTÂNCIA INICIAM GREVE NO DIA 21/11 sexta-feira, 17/11/17 19:37 Diante de uma postura excessivamente protelatória por parte do Tribunal de Justiça, os servidores ...
PODER DA AÇÃO CONCORRA A CORTESIAS PARA O CURSO DE DANIEL MATOS sexta-feira, 17/11/17 18:26 Os filiados ao SINJUS-MG têm uma ótima oportunidade para aprender técnicas de alta performance ...
apoio popular Fim do auxílio-moradia tem apoio de mais de 540 mil pessoas sexta-feira, 17/11/17 11:59 O Congresso Nacional pode discutir, em breve, o fim do auxilio moradia para deputados, ...
Top