SINJUS DEBATE

Seminário aborda direito da mulher e a PEC 287

segunda-feira, 06/03/17 18:34

A condição das mulheres na atual sociedade brasileira e os impactos da proposta de reforma da Previdência sobre os direitos dos trabalhadores foram discutidos, hoje, dia 6/3, em evento promovido pelo Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância no Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG). O Debate contou com a presença de dezenas de servidoras e servidores.

Na abertura do evento, que teve como tema “Desafios das Mulheres num Contexto de Crise”, o coordenador-geral do SINJUS, Wagner Ferreira, falou sobre as iniciativas que o Sindicato vem promovendo neste mês de março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e convocou toda a categoria a participar da Greve Internacional de Mulheres, dia 8/3, e da manifestação do Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência, dia 15/3.

Abrindo os debates, a deputada estadual Marília Campos (PT), ministrou a palestra “Mulheres e a Luta por Direitos no Brasil”, na qual destacou que hoje a desigualdade de gênero é muito grande, pois as mulheres são as primeiras a serem demitidas, as que recebem os piores salários e ainda aquelas que têm que exercer dupla jornada, no trabalho e em casa.

“A maioria dos beneficiários da Previdência Social são mulheres. As regras atuais da Previdência compensam um pouco essa disparidade, mas a reforma proposta está querendo acabar com toda e qualquer política de compensação de igualdade social”, afirmou Marília Campos, que também é formada em Psicologia.

Reforma da Previdência

A segunda palestra foi do economista e especialista em direito previdenciário José Prata, que explicou as principais alterações da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Nº 287 do governo federal. Segundo ele, serão muitos os prejuízos aos servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada, principalmente no que se refere ao aumento no tempo mínimo de aposentadoria e aos cortes nos valores dos benefícios.

“Esta reforma é uma maldade que eu nunca vi na vida. É muito radical e não estão discutindo isso com a sociedade”, analisou José Prata, que é autor da cartilha “Como a Reforma da Previdência Vai Afetar a sua Família”, editada pelo SINJUS. O Sindicato está distribuindo 3.000 exemplares da publicação que detalha as mudanças. Clique aqui e acesse a versão digital.

Marcaram presença no evento a presidente do Sindijudiciário do Espírito Santo, Adda Maria Bettero Monteiro Lobato Machado, e a diretoria de Saúde e Previdência da entidade, Climeni Araújo Rodrigues.

Conteúdo on-line

Após as palestras, os participantes puderam fazer perguntas aos convidados sobre a PEC 287. Os servidores que não puderam comparecer ao evento podem assistir à íntegra do debate na página do SINJUS no Facebook.

Outra fonte de informação sobre a reforma da Previdência é a TV SINJUS, no site do Sindicato, onde você tem acesso aos vídeos da série “Reforma da Previdência – E agora?”.

Mês da Mulher

O evento desta segunda-feira foi apenas uma das atividades programadas para o Mês da Mulher do SINJUS. Nos dias 9 e 20/03 serão realizados outros debates abordando temas como “Mulheres e Direitos Humanos” e “Os Movimentos de Mulheres e Participação Política”. Esses eventos são abertos ao público em geral, inclusive para homens, e terão a emissão de certificados que poderão valer pontos para a Promoção Vertical (PV).

As atividades exclusivas para as servidoras filiadas estão programadas para o dia 8/3, com o Spa facial, e para o dia 10, quando serão realizados o “Workshop de Gestão Financeira Residencial” e a “Oficina de Defesa Pessoal”. Clique aqui para ver a programação.

Servidora e servidor, participe das mobilizações e também das ações desenvolvidas pelo SINJUS para o Mês da Mulher. A união é fundamental para a defesa dos direitos duramente conquistados por nós, brasileiras e brasileiros.

O SINJUS-MG somos todos nós!

 

Notícias relacionadas

SEMINÁRIO SINJUS-MG debate o desmonte da Previdência Social segunda-feira, 20/02/17 19:40 Redução nos benefícios, aumento do tempo de contribuição, elevação da idade mínima de aposentadoria e corte nas pensões são apenas alguns dos muitos retrocessos que foram debatidos no Seminário “PEC 287/2016 – Reforma da Previdência e Direito Previdenciário”, realizado, ... leia mais
ATO PÚBLICO 8 de Março: junte-se à luta pelos direitos das mulheres segunda-feira, 06/03/17 17:49 O dia 8 de março representa um marco histórico na luta das mulheres em defesa dos seus direitos. E é por isso que nesta data, mulheres do mundo inteiro vão parar, ocupar as ruas e mostrar sua adesão à ... leia mais
INFORMATIVO Março é Mês de Luta! sexta-feira, 03/03/17 17:17 Se não conseguiu visualizar ou deseja baixar o PDF, clique aqui. leia mais
DIA DA MULHER Inscreva-se nas atividades do Mês da Mulher do SINJUS quarta-feira, 22/02/17 18:13 Diante da importância do papel da mulher em nossa sociedade, o Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG) estendeu as atividades do Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8, promovendo ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
ASSALTOS TJ LAVA AS MÃOS DIANTE DOS CRIMES NO ENTORNO DA SEDE sexta-feira, 20/10/17 17:26 Após vários casos de assaltos e furtos envolvendo servidores, terceirizados e estagiários nas proximidades ...
sem concurso Tribunal da Bahia tem prazo para concluir casos de estabilidade ilegal sexta-feira, 20/10/17 12:52 O Tribunal da Justiça da Bahia (TJBA) terá três meses para concluir a análise ...
acervos Pesquisadores relatam dificuldades para acessar dados em tribunais sexta-feira, 20/10/17 12:44 O acesso aos acervos de processos dos tribunais foi um desafio para as instituições ...

Convênios

ver mais
Picchioni Câmbio Empresa de câmbio Funcionários . BH (31) 3517 0000 www.picchioni.com.br 0,03 ver mais
BH Parking Estacionamentos Centro . BH (31) 99967 3837 www.bhparking.business.site 5% a 62% ver mais
Letícia Andrade Arquitetura/Interiores Centro . Belo Horizonte (31) 99946 4917 http://migre.me/wJumo 30% a 50% ver mais
iYoga-BH Yoga Centro . BH (31) 3141 1779 www.institutodeyogabh.com.br 20% ver mais
Espaço Bem Viver Terapias alternativas Centro . BH (31) 99723 0589 5% a 15% ver mais
SPA Mitra Spa Santo Antônio . BH (31) 3658 9665 www.spamitra.com.br até 30% ver mais
UNIBH Graduação / Pós-Graduação Lourdes, Estoril e União . BH (31) 3319 9500 www.unibh.br 20% a 30% ver mais
Top