SINJUS DEBATE

Seminário aborda direito da mulher e a PEC 287

segunda-feira, 06/03/17 18:34

A condição das mulheres na atual sociedade brasileira e os impactos da proposta de reforma da Previdência sobre os direitos dos trabalhadores foram discutidos, hoje, dia 6/3, em evento promovido pelo Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância no Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG). O Debate contou com a presença de dezenas de servidoras e servidores.

Na abertura do evento, que teve como tema “Desafios das Mulheres num Contexto de Crise”, o coordenador-geral do SINJUS, Wagner Ferreira, falou sobre as iniciativas que o Sindicato vem promovendo neste mês de março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e convocou toda a categoria a participar da Greve Internacional de Mulheres, dia 8/3, e da manifestação do Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência, dia 15/3.

Abrindo os debates, a deputada estadual Marília Campos (PT), ministrou a palestra “Mulheres e a Luta por Direitos no Brasil”, na qual destacou que hoje a desigualdade de gênero é muito grande, pois as mulheres são as primeiras a serem demitidas, as que recebem os piores salários e ainda aquelas que têm que exercer dupla jornada, no trabalho e em casa.

“A maioria dos beneficiários da Previdência Social são mulheres. As regras atuais da Previdência compensam um pouco essa disparidade, mas a reforma proposta está querendo acabar com toda e qualquer política de compensação de igualdade social”, afirmou Marília Campos, que também é formada em Psicologia.

Reforma da Previdência

A segunda palestra foi do economista e especialista em direito previdenciário José Prata, que explicou as principais alterações da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Nº 287 do governo federal. Segundo ele, serão muitos os prejuízos aos servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada, principalmente no que se refere ao aumento no tempo mínimo de aposentadoria e aos cortes nos valores dos benefícios.

“Esta reforma é uma maldade que eu nunca vi na vida. É muito radical e não estão discutindo isso com a sociedade”, analisou José Prata, que é autor da cartilha “Como a Reforma da Previdência Vai Afetar a sua Família”, editada pelo SINJUS. O Sindicato está distribuindo 3.000 exemplares da publicação que detalha as mudanças. Clique aqui e acesse a versão digital.

Marcaram presença no evento a presidente do Sindijudiciário do Espírito Santo, Adda Maria Bettero Monteiro Lobato Machado, e a diretoria de Saúde e Previdência da entidade, Climeni Araújo Rodrigues.

Conteúdo on-line

Após as palestras, os participantes puderam fazer perguntas aos convidados sobre a PEC 287. Os servidores que não puderam comparecer ao evento podem assistir à íntegra do debate na página do SINJUS no Facebook.

Outra fonte de informação sobre a reforma da Previdência é a TV SINJUS, no site do Sindicato, onde você tem acesso aos vídeos da série “Reforma da Previdência – E agora?”.

Mês da Mulher

O evento desta segunda-feira foi apenas uma das atividades programadas para o Mês da Mulher do SINJUS. Nos dias 9 e 20/03 serão realizados outros debates abordando temas como “Mulheres e Direitos Humanos” e “Os Movimentos de Mulheres e Participação Política”. Esses eventos são abertos ao público em geral, inclusive para homens, e terão a emissão de certificados que poderão valer pontos para a Promoção Vertical (PV).

As atividades exclusivas para as servidoras filiadas estão programadas para o dia 8/3, com o Spa facial, e para o dia 10, quando serão realizados o “Workshop de Gestão Financeira Residencial” e a “Oficina de Defesa Pessoal”. Clique aqui para ver a programação.

Servidora e servidor, participe das mobilizações e também das ações desenvolvidas pelo SINJUS para o Mês da Mulher. A união é fundamental para a defesa dos direitos duramente conquistados por nós, brasileiras e brasileiros.

O SINJUS-MG somos todos nós!

 

Notícias relacionadas

SEMINÁRIO SINJUS-MG debate o desmonte da Previdência Social segunda-feira, 20/02/17 19:40 Redução nos benefícios, aumento do tempo de contribuição, elevação da idade mínima de aposentadoria e corte nas pensões são apenas alguns dos muitos retrocessos que foram debatidos no Seminário “PEC 287/2016 – Reforma da Previdência e Direito Previdenciário”, realizado, ... leia mais
ATO PÚBLICO 8 de Março: junte-se à luta pelos direitos das mulheres segunda-feira, 06/03/17 17:49 O dia 8 de março representa um marco histórico na luta das mulheres em defesa dos seus direitos. E é por isso que nesta data, mulheres do mundo inteiro vão parar, ocupar as ruas e mostrar sua adesão à ... leia mais
INFORMATIVO Março é Mês de Luta! sexta-feira, 03/03/17 17:17 Se não conseguiu visualizar ou deseja baixar o PDF, clique aqui. leia mais
DIA DA MULHER Inscreva-se nas atividades do Mês da Mulher do SINJUS quarta-feira, 22/02/17 18:13 Diante da importância do papel da mulher em nossa sociedade, o Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG) estendeu as atividades do Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8, promovendo ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Alexandre Pires denuncia mazelas do Ipsemg sábado, 24/06/17 11:41 Servidor público lotado na Diretoria de Informática do TJMG,  Alexandre Pires é bacharel em ...
LUTA DATA-BASE 2016 É SANCIONADA E VIRA A LEI 22.518/17 sábado, 24/06/17 11:25 O projeto de lei que define o índice aplicável à revisão geral anual dos ...
SAÚDE PÚBLICA CBI DENUNCIA CAOS NO IPSEMG DE UBERLÂNDIA sexta-feira, 23/06/17 18:36 Nessa quarta-feira, dia 21/6, o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG e presidente do ...

Convênios

ver mais
NÃO+PELO Beleza e estética Calafate . BH (31) 3327 1717 www.naomaispelo.com.br 10% a 20% ver mais
Dra. Marina Fidelis Odontologia Lourdes . BH (31) 3226 6659 20% a 30% ver mais
Jacqueline Ferreira Fonoaudiologia Centro . BH (31) 99776 2823 35% ver mais
Pierre Beleza e estética Santa Efigênia . BH (31) 3241 7701 www.pierrebh.com.br 10% ver mais
Estácio Graduação / Pós-graduação Belo Horizonte (31) 3377 3276 www.estacio.br 20% a 35% ver mais
Top