ARTIGO

Saúde é ausência de doenças?

segunda-feira, 10/04/17 18:13

Você já se perguntou o que é ser saudável? Para pensarmos nisso, devemos entender melhor o conceito de saúde.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde abrange fatores psicológicos, sociais, culturais e ambientais. Seria como um completo bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de doenças. Apesar deste conceito ainda sofrer muitas críticas, o que proponho aqui é apenas uma reflexão sobre o conceito de saúde que, para muitos profissionais, se aproxima da sensação de bem-estar e de felicidade.

Tal conceito nos permite pensar na ligação entre a saúde e a qualidade de vida de uma população. Ela faz parte do desenvolvimento humano e é construída tanto coletivamente quanto individualmente, ou seja, envolve a sociedade, a política, a economia e a cultura de um povo.

Hoje, infelizmente vemos muitos profissionais focados somente na doença e não enxergam o indivíduo de forma integral. Fragmentamos os cuidados em saúde do ser humano e especializamos cada vez mais. O problema está quando não se enxerga o sujeito que está doente. Por que ele se encontra doente? Será que são somente problemas físicos? Ou, além da questão física, o sujeito possui problemas mentais, sociais ou econômicos? Os profissionais de saúde devem estar mais atentos a isso e, quando recebem queixas de seus pacientes, devem ter um olhar mais completo, do todo, para promover um diálogo entre profissionais de outras áreas, quando necessário, e atender o ser humano de forma completa.

Imagine um paciente com câncer que requer diversos cuidados de vários profissionais, não ser acompanhado multiprofissionalmente. Esta situação o levaria a um sofrimento maior e a piora do quadro, pois teria grandes chances de desenvolver uma depressão ou até mesmo ficar desnutrido por inapetência (ausência de apetite). Neste caso, necessitaria, além de acompanhamento médico, um acompanhamento psicológico e nutricional. Daí a necessidade dos profissionais trocarem informações e cuidados para que a pessoa seja atendida satisfatoriamente. Somos seres complexos e não podemos enxergar somente a doença, pois assim não conseguiremos alcançar a saúde.

Da mesma maneira nós mesmos, quando passamos por um tratamento, devemos entender as necessidades do nosso organismo e procurar profissionais que nos atendam de maneira completa. Nunca devemos pensar só na doença e sim na promoção da nossa saúde.

Saúde é um termo muito mais amplo atualmente. Na terceira idade, por exemplo, está mais relacionada aos termos autonomia e independência do que ausência de doenças. Se um idoso consegue ter autonomia na sua vida e independência, ele pode sim ter uma sensação de bem-estar e possuir qualidade de vida.

Portanto, reflita como está sua qualidade de vida. Precisa melhorar? Você se sente feliz? Devemos pensar na saúde não apenas como ausência de doenças ou enfermidades, e sim em qualidade de vida. Caso ainda não se sinta feliz, pense em ações que possam promover sua qualidade de vida como, por exemplo, buscar amigos, ajuda profissional, ou espiritual. Às vezes nos surpreendemos, e a ajuda vem de onde menos esperamos.

Débora Guizoli

Psicóloga (CRP 04/31433)

(Instrutora de Oficina de Memória)

Especialista em Gerontologia pela PUC/MG

debora@memoriaativa.com.br

www.memoriaativa.com.br

Débora Guizoli

É psicóloga, com pós-graduação em Gerontologia pela PUC Minas. Atua como Instrutora de Oficina de Memória no SINJUS-MG. Possui experiência com trabalhos em grupo focados em Estimulação Cognitiva e Desenvolvimento Humano.

Meus últimos artigos

ver mais
ARTIGO Velhice é diferente de doenças sexta-feira, 30/06/17 11:52
ARTIGO Nomes, como recordá-los? sexta-feira, 19/05/17 12:54

Convênios

ver mais
Samba Rio de Pedras Hotelaria Itabirito . Minas Gerais (31) 3888 6161 www.sambahoteis.com 12% a 20% ver mais
Espaço Bem Viver Terapias alternativas Centro . BH (31) 99723 0589 5% a 15% ver mais
UNIBH Graduação / Pós-graduação Lourdes, Estoril e União . BH (31) 3319 9500 www.unibh.br 20% a 30% ver mais
Cantina Mariana Bares e restaurantes Serra . BH (31) 3653 9051 10% ver mais
Top