NAP

SAÚDE BUCAL É DESTAQUE NO NÚCLEO DE APOSENTADOS

quinta-feira, 24/08/17 14:40

Mais que um sorriso bonito, a correta higiene bucal é essencial para a saúde como um todo, pois muitas doenças que atingem várias partes do corpo podem começar por uma infecção na boca. Por isso, o último encontro do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS teve como enfoque a saúde bucal, fornecendo orientações sobre assepsia, prevenção e tratamento de doenças na região da boca.

De acordo com a especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial Alessandra Simões Machado, é preciso sempre estar atento aos dentes, gengivas e língua e, diante de qualquer alteração, sangramento ou dor, deve-se consultar um dentista. “Quanto mais deixar o problema se agravar, mais demorado e caro será o tratamento”, advertiu.

Durante a sua apresentação, os membros do NAP puderam tirar dúvidas sobre sintomas doenças e cuidados com a higiene. A palestra também marcou o início da parceria firmada entre o SINJUS e a Totallys Odontologia e Estética, que vai oferecer aos filiados descontos de 15% a 30% nos serviços. Para mais informações, entre em contato pelo (31) 3223-9779 ou (31) 98886-9779.

 

Gratuidade no transporte

No encontro do NAP, a advogada do SINJUS, Stephanie Bastos, e a estagiária de Direito do Sindicato, Bruna Batista, explicaram como os idosos podem requerer gratuidade em ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais. Em Belo Horizonte, o usuário acima de 65 anos pode solicitar a sua carteira na Transfácil. Nas viagens entre cidades de Minas, toda empresa deve disponibilizar dois assentos gratuitos em cada viagem para pessoas acima de 65 anos ou com necessidades especiais. Já para viagens para outros estados do Brasil, há a reserva de duas vagas gratuitas e ainda o direito de desconto mínimo de 50% nas outras vagas para idosos acima de 60 anos e que possuam renda igual ou menor que dois salários mínimos (clique aqui e veja os detalhes).

Em relação a uma demanda apresentada na reunião anterior do Núcleo, Bruna Batista informou que ainda não há legislação que conceda gratuidade para viagens de avião. Contudo, ela destacou que as companhias aéreas são obrigadas a oferecer serviços especiais para o público da terceira idade. Para mais informações, acesse a apresentação.

Comissão do NAP

Já está a todo vapor a Comissão do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SINJUS. No primeiro encontro, realizado no início deste mês, foram discutidos novos projetos para o grupo com o intuito de diversificar as atividades e atrair um maior número de participantes.

Estiveram presentes na reunião o diretor de Aposentados e Pensionistas do SINJUS, Alex Aguiar, e as filiadas Haydê Marçal, Patrícia Quintino e Lea Leda, integrantes da Comissão. Estão em andamento propostas de parcerias com outras entidades e realização de encontros especiais, viagens, campanhas e sorteios. Clique aqui e saiba mais.

Sorteio

Os aposentados e pensionistas filiados ao SINJUS têm até o dia 1º/9 para concorrerem a um final de semana, com direito a um acompanhante, no Hotel Samba Rio de Pedras, em Itabirito. Os interessados devem responder ao questionário enviado no último Boletim do NAP (clique aqui para baixar) e enviar ao Sindicato. O sorteio será realizado na próxima reunião do Núcleo, em setembro.

Visitas

Na próxima quinta-feira, às 14h, vai ser realizada uma visita ao Centro de Referência da Pessoa Idosa de Belo Horizonte (Avenida Pedro II, nº 3.250, no bairro Caiçara). O espaço abriga oficinas, atividades físicas, aulas de dança e canto, além de atendimentos médicos e psicológicos para o público da terceira idade. Para mais informações, entre em contato com o SINJUS pelo telefone (31) 3213-5247.

Passeio

Para o dia 2/9, está programado o 9º Encontro “Memória Ativa”, que consiste em uma excursão à cidade de Ouro Preto, sob a organização da instrutora da Oficina de Memória, Débora Guizoli. O pacote inclui ônibus de turismo com ar condicionado, almoço em restaurante de comida mineira, ingressos e traslados para todos os locais que serão visitados, além de guia de turismo e seguro contra acidentes pessoais. O investimento é de R$ 285, mas filiados ao SINJUS pagam R$ 270 (desconto de 5%). Interessados devem entrar em contato pelo telefone (31) 99139-3044.

Roda de leitura

A próxima “Roda de Leitura” está marcada para o dia 31/8, das 14h às 15h30, na Sala de Atividades do SINJUS. Em discussão estará o livro “Bonsai”, do escritor Alejandro Zambra.

Reunião de setembro

O próximo encontro do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SINJUS será realizado no dia 11/9, às 14h30, na sala de atividades do Sindicato (Av. João Pinheiro, 39, 10º andar, sala 101). Divulgue a iniciativa entre seus colegas e traga um convidado.

Últimas notícias

ver mais
PARALISAÇÃO NO TJMG SERVIDORES DE 2ª INSTÂNCIA INICIAM GREVE NO DIA 21/11 sexta-feira, 17/11/17 19:37 Diante de uma postura excessivamente protelatória por parte do Tribunal de Justiça, os servidores ...
PODER DA AÇÃO CONCORRA A CORTESIAS PARA O CURSO DE DANIEL MATOS sexta-feira, 17/11/17 18:26 Os filiados ao SINJUS-MG têm uma ótima oportunidade para aprender técnicas de alta performance ...
apoio popular Fim do auxílio-moradia tem apoio de mais de 540 mil pessoas sexta-feira, 17/11/17 11:59 O Congresso Nacional pode discutir, em breve, o fim do auxilio moradia para deputados, ...
Top