QUALIDADE DE VIDA

REUNIÃO DO NAP DISCUTIU LONGEVIDADE SAUDÁVEL

segunda-feira, 21/05/18 18:26

Viver muito e com saúde é o desejo de muitas pessoas, mas nem sempre elas estão trilhando o caminho que possa levar à conquista dessa meta. Para dar dicas de envelhecimento bem-sucedido, o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG recebeu, nesta segunda-feira, 21/5, durante a reunião mensal, o geriatra Reginaldo Valácio.

O especialista falou da atenção que se deve ter com a saúde, mas sem exageros. “Muitas pessoas vivem a terceira idade se preocupando o tempo todo com doenças que podem surgir e indo ao médico com muita frequência. Mais importante do que isso é prevenir qualquer doença, adquirindo bons hábitos e vivendo o presente”. Segundo o especialista, envelhecer é inevitável, mas com os cuidados adequados é possível viver por mais tempo e com qualidade de vida. Para isso, é importante ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios, cuidar da espiritualidade e conviver com amigos e familiares.

Durante o encontro, o diretor de Aposentados e Pensionistas do SINJUS, Alex Aguiar, fez um panorama sobre as lutas da categoria. Em relação à Data-Base 2017, o próximo passo é garantir a aprovação do PL em primeiro turno no Plenário da ALMG. Já o Projeto de Lei dos Auxílios-Saúde e Transporte chegou na semana passada na Casa Legislativa e ainda não começou a tramitar. O desafio agora é fazer com que a proposta tramite com celeridade nas comissões.

Passeios
O sindicalista falou também sobre a viagem a Machu Picchu (Peru), em setembro. O passeio está programado para acontecer entre os dias 20 e 28/9. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3213-5247.

A instrutora da Oficina de Memória do SINJUS, Débora Guizoli, também participou da reunião. Ela exibiu uma apresentação de fotos registradas durante os últimos passeios realizados em São Lourenço (MG) e Caldas Novas (GO). A psicóloga também convidou os participantes do NAP para o 16º Encontro Memória Ativa, que será realizado nos dias 26 e 27/5, em Cachoeira do Campo (MG). Saiba mais aqui.

Atividades
A próxima “Roda de Leitura” será no dia 24/5, das 14h às 15h30, na Sala de Atividades do SINJUS. A obra a ser analisada vai ser “O apanhador no campo de centeio”, do escritor J.D. Salinger. A novidade é que agora a Roda de Leitura conta com um novo facilitador: Valdir Santos. Participe!

A próxima sessão do Cine Clube TJMG será às 19h do dia 24/5, quinta-feira, no auditório da Corregedoria (rua Goiás, 253 – Centro). O filme em cartaz é o premiado Como era verde o meu vale (John Ford). Para tornar o programa ainda mais saboroso, o SINJUS fornecerá pipoca aos expectadores.

Já no dia 29/5, terça-feira, às 14h30, o SINJUS-MG vai fazer uma visita à exposição “Canção Amiga – Clube Da Esquina”, em cartaz no Conservatório da UFMG. A mostra convida os visitantes a um contexto de importantes transformações políticas, culturais e sociais, no qual uma nova musicalidade foi criada a partir da fusão de tendências, a princípio, irreconciliáveis: bossa nova, samba, jazz, rock, os sons da América Hispânica e as tradições do interior mineiro com fortes traços da cultura negra. Quem tiver interesse em participar do passeio deve entrar em contato com o SINJUS pelo telefone (31) 3213-5247.

Comemorações
Ainda na reunião do NAP, o diretor Alex parabenizou as servidoras aposentadas pelo Dia das Mães e distribuiu lembrancinhas. Os participantes da reunião também cantaram parabéns para os aniversariantes do mês.

A próxima reunião do NAP será especial em comemoração ao aniversário do Núcleo. Nosso encontro é no dia 11/6, às 14h30, na Sala de Cursos do SINJUS-MG (Avenida João Pinheiro, 39, 10º andar). Não perca!

Últimas notícias

ver mais
ÚLTIMA SEMANA INSCRIÇÕES DE TIMES NA COPA DA JUSTIÇA TERMINAM SEXTA sexta-feira, 15/06/18 17:17 O prazo final para inscrições de equipes na Copa da Justiça de Futebol Society ...
POSICIONAMENTO DA FENAJUD Nota de repúdio contra o Provimento 71 do CNJ sexta-feira, 15/06/18 15:10 A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Poder Judiciário nos Estados), por meio de ...
Fenajud Terceirização no serviço público precisa ser combatida sexta-feira, 15/06/18 11:51 Uma análise da atual conjuntura também foi realizada no Encontro da Federação Nacional dos ...
Top