Núcleo de Saúde do SINJUS-MG: A Clínica do Trabalho

segunda-feira, 14/03/16 15:00

*por Arthur Lobato

O mundo do trabalho atual significa para o trabalhador o avanço do projeto neoliberal, consolidando o tripé do Consenso de Washington: Estado mínimo, privatização e terceirização. Neste modelo, perda de direitos trabalhistas, precarização das condições de trabalho e competitividade representam a realidade do trabalho tanto na iniciativa privada quanto no serviço público. Já é constatado na saúde do trabalhador/servidor público os efeitos nocivos  da tecnologia da informática, que tem acelerado o ritmo de trabalho, aliado a um modelo de gestão da iniciativa privada  que adoece e gera sofrimento ao trabalhador, porque metas e produtividade sem condições de serem realizadas, e desrespeito aos limites humanos são o principal conteúdo do discurso empresarial.

Esta organização do trabalho e este modelo de gestão fundamentado na hierarquia/disciplina, via autoritarismo, são responsáveis por diversos tipos de sofrimento relacionados ao trabalho. Os principais transtornos mentais e emocionais envolvendo a saúde mental e emocional dos trabalhadores são principalmente a depressão e a ansiedade. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão é uma das principais causas de incapacidade no mundo, sendo que o suicídio associado à depressão faz cerca de 850.000 vítimas anualmente.”

Depressão: As funções psíquicas e a motricidade do indivíduo com depressão ficam mais lentas, além de haver diminuição da capacidade de atenção e concentração.Também estão presentes pensamentos negativos constantes, sentimento de culpa, sensação de inutilidade, diminuição do prazer e do ânimo para as atividades cotidianas e de lazer, além de perda da capacidade de planejar o futuro.

Ansiedade: é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa. A palavra "ansiedade" tem origem no latim anxietas, que significa “angústia"(…) O quadro de ansiedade vem acompanhado por sintomas de tensão, em que o foco de perigo antecipado pode ser interno ou externo(…) torna-se patológica quando atinge um valor extremo, com carácter sistemático e generalizado, em que começa a interferir com o funcionamento saudável da vida do indivíduo.”

Estresse ocupacional é um estado desagradável decorrente de aspectos do trabalho que o indivíduo considera ameaçadores a sua auto-estima e ao seu bem-estar.

As principais causas de estresse no trabalho são:

                  Autoritarismo do chefe;

                  Desconfiança;

                  Pressões e cobranças;

                  Cumprimento do horário de trabalho;

                  Monotonia e rotina;

                  Falta de perspectiva e de progresso profissional;

                  Insatisfação pessoal como um todo.

 

Síndrome de Pós-Stress Traumático: Aparecimento de um conjunto de sintomas característicos após um acontecimento extremamente estressante e traumático.

Sindrome de Burnout – a doença do esgotamento profissional: é uma das consequências do ritmo de trabalho atual: um estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho desgastantes. O próprio termo “burnout” demonstra que esse desgaste danifica aspectos físicos e psicológicos da pessoa.

Dort – (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho) – São movimentos repetidos de qualquer parte do corpo que podem provocar lesões em tendões, músculos e articulações, principalmente dos membros superiores, ombros e pescoço devido ao uso repetitivo ou a manutenção de posturas inadequadas resultando em dor fadiga e declínio do desempenho profissional tendo como vítimas mais comuns os: digitadores, datilógrafos, bancários telefonistas e secretárias. (Marcelo Zeltzer)

Presenteísmo: “Presença física e ausência mental. Se refere a estar presente fisicamente, mas sem ação e comprometimento.

A presença física do funcionário no ambiente de trabalho não garante que ele esteja, de fato, presente na empresa.” (Roger Afonso)

Junte-se a isso o assédio moral, que não é uma doença, mas um processo que mina a autoestima e gera sofrimento e adoecer. 

“Assédio moral é uma conduta abusiva, intencional, frequente e repetida, que ocorre no ambiente de trabalho, e que visa diminuir, vexar, constranger, desqualificar e demolir psiquicamente um indivíduo ou um grupo, degradando as condições de trabalho, atingindo sua dignidade e colocando em risco sua integridade pessoal e profissional.”(Freitas, Heloani, Barreto)

O Núcleo de Saúde do Sinjus, focando a relação trabalho/adoecimento e trabalho/sofrimento, está disponibilizando um espaço clínico para atendimento psicológico individual, a Clínica do trabalho, com o Psicólogo Arthur Lobato. O agendamento para atendimento individual aos filiados será toda segunda feira de 10 horas às 12 horas e de 14h às 17h, pelo telefone (31) 3123-5247.

*Arthur Lobato é psicólogo/saúde do trabalhador.

 

Arthur Lobato

É psicólogo da área de saúde do trabalhador. Integra a equipe da Comissão de Assédio Moral do SINJUS-MG. Participou de Congressos Internacionais sobre o tema no Brasil, Argentina e México. Sócio colaborador da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT).

Meus últimos artigos

ver mais
ARTIGO O Trabalho liberta? sexta-feira, 26/05/17 16:51
Depressão e absenteísmo no trabalho sexta-feira, 18/11/16 15:00
Metas, Produtividade e Assédio Moral segunda-feira, 29/08/16 18:00

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco