O Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) é um espaço criado dentro da estrutura do SINJUS, com o objetivo de desenvolver ações de inclusão, integração e cidadania para os trabalhadores e as trabalhadoras com deficiência dos Tribunais de Justiça e Justiça Militar do Estado de Minas Gerais.

Nosso objetivo é contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência no que diz respeito à acessibilidade e ao pleno exercício de suas funções no trabalho. É também intervir na sociedade em geral a fim de assegurar que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados.

Para alcançar esse propósito, pretendemos oportunizar aos servidores, por meio de atividades como oficinas, palestras, materiais impressos e virtuais, etc., informações que possam aumentar o nível de conscientização em relação às questões afetas às pessoas com deficiência, buscando sensibilizar e chamar a atenção de todos para essa questão e, com isso, eliminar comportamentos e atitudes que dificultam a participação plena e o exercício da cidadania por pessoas com deficiência no ambiente de trabalho e na sociedade como um todo.

Também é missão do Núcleo colaborar com o aprimoramento das políticas institucionais de acessibilidade e autonomia laboral, intervir nos órgãos governamentais e legislativos, denunciar situações de discriminação e de desrespeito aos direitos das pessoas com deficiência assegurados em lei e lutar pela dignidade dessas pessoas.