ENTREVISTANDO ARTHUR LOBATO, FACILITADOR DA RODA DE LEITURA DO SINJUS (*)

quarta-feira, 21/12/16 15:00

ENTREVISTANDO ARTHUR LOBATO,

FACILITADOR DA RODA DE LEITURA DO SINJUS (*)

 

  1. LL – Arthur, você é o facilitador da "Roda de Leitura". Que mais você poderia dizer sobre você para os integrantes do Grupo 1 da Gincana do NAP?

AL – Considero a "Roda de Leitura" uma atividade lúdica que me dá muito prazer de frequentar. Estou encantado com o nível intelectual das pessoas que participam e convido todos do NAP a entrar nesta roda, que tem sido muito profícua. Sou psicólogo especializado na temática saúde do trabalhador, gosto muito de ler e encontrar pessoas como fazemos na última quinta do mês. Trabalhei 33 anos com telejornalismo, sou jornalista de imagem, fui vice presidente do sindicato dos jornalistas, diretor executivo da federação dos jornalistas, e estudei filosofia na federal de Juiz de Fora em 1976. Trabalho para o SINJUS desde 2007. Minha paixão é a fotografia, tenho 3 filhos e moro com a Tais desde 1989.

 

  1. LL – Como e há quanto tempo surgiu a "Roda de Leitura"?

AL – A roda surgiu a partir de um convite que a Viviane fez em junho de 2015 quando desenvolvi uma palestra chamada "Literatura e Memória". A Lea, contadora de historias, propôs criarmos uma atividade de leitura. Nos reunimos diversas vezes eu, Lea, Maria Lúcia, Ana Maria, Beatriz e outras aposentadas. Fizemos um regimento interno e marcamos a última quinta do mês para debatermos um livro sugerido pelo grupo. Já fizemos mais de 10 encontros, lemos muitos livros e estamos produzindo textos, agora publicados no site do SINJUS.

 

  1. LL – Por quê foi escolhido o nome "Roda de Leitura" para essa atividade do SINJUS?

AL – O nome foi um consenso do grupo, que não gostou do termo clube ou de outros propostos. A roda tem a função de fazer as ideias circularem assim como possibilitar a todos ouvir o discurso de quem leu o livro. É uma modalidade de conhecimento horizontal, em que todos participam e eu facilito, intervenho e organizo o debate, para que não hajam falas paralelas e para que quem fala seja respeitado e escutado.

 

  1. LL – Quem pode integrar a "Roda de Leitura"?

AL – A roda, inicialmente é para o grupo de aposentados do NAP, mas qualquer servidor pode comparecer. É só inscrever-se com a Keli ou a Letícia, e entrar no grupo de e-mail.

 

  1. LL – Qual a proposta central da "Roda de Leitura"?

AL – A proposta central da roda partiu de uma demanda do grupo inicial, sobre ter um tempo para ler, um método, e ao mesmo tempo um compromisso com esta leitura. No dia da roda, cada um troca suas opiniões, enriquecendo o debate e abrindo nosso olhar para as várias possibilidades de interpretação da escrita.

 

  1. LL – A "Roda de Leitura" tem um Regulamento? Cite 3 itens que disciplinam o funcionamento das atividades da Roda de Leitura.

AL – Temos um regimento interno para facilitar o projeto. A ideia é que os livros sejam  escolhidos de consenso,  a leitura deve ser de livros que são novidade para todos, evitando os já lidos, e nosso encontro é toda última quinta feira do mês, às 14 horas no NAP.

 

  1. LL – Que autores já foram lidos na "Roda de Leitura". Cite algumas obras.

AL – Já lemos diversos autores em contos, crônicas e romances. Lemos autores brasileiros e estrangeiros. Destaco a leitura de Clarice Lispector, Machado de Assis, Mia Couto entre outros, como Marta Medeiros, Oswaldo França Júnior e os livros "Somos todos feministas" e "A contadora de filmes" que não me lembro do autor.

 

  1. LL – No seu ponto de vista que autor(a) e livro foi mais aceito na "Roda de Leitura"?

AL – Os autores empolgam, lemos um segundo livro do mesmo autor, mas no terceiro se esgota. Marta Medeiros que tem um discurso feminino e feminista agradou muito, tentamos até fazer contato com ela na "Feira do Livro", mas não foi possível pelo formato do evento. Clarice Lispector causou grande impacto, com seu estilo e conteúdo, Machado dividiu o grupo, mas Mia Couto encantou a todos.

 

  1. LL – Houve dificuldade de aceitação de algum autor(a) ou livro dentro da "Roda de Leitura"?

AL – Um autor que gerou muita resistência foi Machado de Assis por ter sido apresentado a nós, enquanto jovens, de forma obrigatória, mas na roda vimos o vigor e atualidade deste autor. Entretanto pelo fato de ele falar de coisas do passado, houve um demanda do grupo para autores contemporâneos e temas atuais.

]

]           10. LL – Que atividades paralelas surgiram dentro da proposta central da "Roda de Leitura"?

AL – Acredito que a produção de textos redigidos pelos participantes, e o espaço no site do SINJUS para publicação dos textos foi uma evolução que agradou a todos nós.

 

  1. LL – Qual sua expectativa em relação à "Roda de Leitura" para 2017?

AL – Desejo continuar com este grupo maravilhoso e sempre convidando mais pessoas a participarem da roda. É um projeto que tem de continuar por isso conto com apoio de todos vocês para criar esta demanda junto  à próxima diretoria.

 

  1. LL – De uma sugestão para fortalecer, cada vez mais, a dinâmica da "Roda de Leitura".

AL – Que continuemos pontuais, participativos, que a roda seja fonte de prazer e não de obrigação e convido a todos a participarem desta dinâmica que esta sendo muito legal para TODOS NÓS.

 

(*) – Oportunidade de conhecer a "Roda de Leitura".

       Provérbio africano – Quem conhece a sujidade do muro é o caracol.

 

 

 

Gincana do NAP

Prova – Roda de Leitura

Grupo 1

Arthur Lobato (entrevistado por Lea Leda Schmidt Correa)

 

Últimas notícias

ver mais
AUXÍLIOS SINDICATOS BUSCAM APOIO DA DES. MÔNICA LIBÂNIO terça-feira, 17/10/17 18:32 Em continuidade à ação de ampliação do diálogo com os membros da Comissão Administrativa ...
PROMOÇÃO SINJUS SORTEIA PRÊMIOS NA SEMANA DO SERVIDOR terça-feira, 17/10/17 17:53 A realidade do servidor da Justiça mineira está longe de ser a ideal. O ...
ASSEMBLEIA DIA 30/10 TEM AGE PARA DELIBERAÇÃO SOBRE AS LUTAS! terça-feira, 17/10/17 17:51 Vamos combinar: não dá mais para ficar sem Data-Base e nem sem os auxílios! ...

Convênios

ver mais
H H Picchioni Empresa de câmbio Funcionários . BH (31) 3517 0000 www.picchioni.com.br 0,03 ver mais
BH Parking Estacionamentos Centro . BH (31) 99967 3837 www.bhparking.business.site 5% a 62% ver mais
Letícia Andrade Arquitetura/Interiores Centro . Belo Horizonte (31) 99946 4917 http://migre.me/wJumo 30% a 50% ver mais
iYoga-BH Yoga Centro . BH (31) 3141 1779 www.institutodeyogabh.com.br 20% ver mais
Espaço Bem Viver Terapias alternativas Centro . BH (31) 99723 0589 5% a 15% ver mais
SPA Mitra Spa Santo Antônio . BH (31) 3658 9665 www.spamitra.com.br até 30% ver mais
UNIBH Graduação / Pós-Graduação Lourdes, Estoril e União . BH (31) 3319 9500 www.unibh.br 20% a 30% ver mais
Top