APOSENTADOS E PENSIONISTAS

DIREITOS E CUIDADOS COM A SAÚDE SÃO DESTAQUE NO NAP

quinta-feira, 12/04/18 18:14

Na última reunião do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SINJUS, realizada nessa segunda-feira, dia 9/4, assuntos envolvendo direitos de servidores e cidadãos relacionados à saúde foram amplamente discutidos. O encontro também foi marcado por momentos de descontração que, por meio de dinâmicas, focaram a área da saúde ao promover atividades cognitivas e sensoriais.

Logo no início da reunião, o coordenador-geral do SINJUS, Wagner Ferreira, informou a todos sobre o andamento das lutas da categoria, em especial sobre o Auxílio-Saúde e Transporte, que estava previsto para ser votado no Órgão Especial do TJMG, mas que foi retirado de pauta nesta quarta-feira (saiba mais).

O dirigente reforçou a importância do benefício que também será concedido aos aposentados e pensionistas. “O TJMG é o único tribunal do País que só concede o auxílio-saúde para magistrado e exclui os servidores. Estamos lutando para mudar essa realidade”, garantiu Wagner Ferreira.

Em seguida, o diretor financeiro do SINJUS, Nicolau Prímola, deu uma boa notícia. Após esforço da entidade, foi possível retornar com o auxílio-funeral nos mesmos moldes de antes. O anúncio atendeu uma demanda liderada pelos participantes do NAP e foi recebido com satisfação, pois proporciona um pouco de tranquilidade a todos os filiados e suas famílias em momentos difíceis (saiba mais).

O diretor de Aposentados e Pensionistas, Alex Aguiar, também ressaltou a importância do benefício e destacou o empenho dos aposentados que têm aderido à contribuição sindical opcional com o intuito de manter o Sindicato forte e com variados serviços. Quem também esteve presente foi a diretora administrativa do Sindicato e coordenadora do Núcleo de Pessoas com Deficiência do SINJUS (NPD), Sônia Souza. A dirigente falou sobre a inciativa, que já está estruturando parcerias para o desenvolvimento de projetos e políticas de inclusão. Na ocasião também foi distribuída uma cartilha sobre os direitos da pessoa com deficiência (saiba mais).

Mais especificamente acerca das garantias que todo o cidadão brasileiro tem quando o assunto é acesso à saúde, a advogada do SINJUS, Stephanie Bastos, detalhou os meios jurídicos para fazer valer a Constituição. Em sua apresentação ela explicou sobre a legislação, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre os planos de saúde suplementares. A especialista também tirou dúvidas sobre as ações judiciais que podem ser impetradas em caso de negativa de procedimentos ou cirurgias na rede privada ou pública.

 

 

Dinâmica

Outro momento importante na reunião do NAP foi propiciado pela psicóloga, Débora Guizolli. A primeira atividade foi a dinâmica sensorial “Corrente Elétrica Humana”, que trabalhou o sentido do tato nos participantes. Em seguida, foi a vez de se trabalhar a memória com exercícios que estimulam a mente.

Viagem

Na reunião do NAP, foram lembradas ainda as oportunidades de passeios que estão programados para os próximos meses a Bonito (Mato Grosso do Sul), entre 24 e 29/5, e a Machu Picchu, no Peru, no período 20 a 27/9. Os detalhes podem ser conferidos na tabela abaixo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3213-5247.

Passeio: Bonito Data: 24 a 29 de maio Número de dias: 6 dias Roteiro resumido: Atrações turísticas Gruta do Lago Azul, Rio da Prata, Buraco das Araras e Estância Mimosa. Itens incluídos: Transporte terrestre, hospedagem no Hotel Marruá, duas refeições e passeios do roteiro Itens não incluídos: Passagens aéreas, refeições durante os traslados e despesas pessoais Investimento: A partir de R$ 1.915,00 Passeio: Machu Picchu Data: 20 a 28 de setembro Número de dias: 8 dias Roteiro resumido: Localidades de Lima, Cusco, Vale Sagrado, Machu Picchu e Aguas Calientes Itens incluídos: Hospedagem, refeições, impostos, bilhetes turísticos e custos de entradas. Itens não incluídos: Passagens aéreas domésticas e internacionais, serviços e refeições não mencionadas no itinerário Investimento: A partir de R$ 3.459,68 (*Preço pode variar conforme cotação do dólar)

Roda de leitura

A próxima “Roda de Leitura” será no dia 31/5, das 14h às 15h30, na Sala de Atividades do SINJUS. A obra a ser analisada vai ser “O Apanhador no Campo de Centeio”, de J. D. Salinger. Participe!

Sessão de cinema

A próxima sessão do Cine Clube TJMG será às 19h do dia 26/4 (quinta-feira), no auditório do Anexo II (Rua Goiás, 253 – Centro). O filme em cartaz será “Cabaret”  (Direção: Bob Fosse). A pipoca está garantida pelo SINJUS.

A próxima reunião do NAP será realizada excepcionalmente na terceira segunda-feira do mês, dia 21/5, às 14h30, na Sala de cursos do SINJUS-MG (Avenida João Pinheiro, 39, 10º andar). Participe!

Notícias relacionadas

PPA NAP É APRESENTADO A SERVIDORES PRESTES A SE APOSENTAR quarta-feira, 04/04/18 13:27 A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) está realizando mais um curso preparatório para aposentadoria com o objetivo de orientar os servidores que estão se preparando para essa fase da vida. Na reunião desta terça-feira, 3/4, o público presente ... leia mais
FORMAÇÃO AULAS DE ESPANHOL JÁ COMEÇARAM; AINDA HÁ VAGAS quinta-feira, 12/04/18 16:19 As aulas do curso de espanhol regular, que está sendo ofertado pelo SINJUS em parceria com a Casa Latina, começaram nesta quarta-feira, 11/4, na Sala de Atividades do SINJUS. Mas ainda dá tempo de se inscrever! Quem tiver interesse ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
CAMPANHA SALARIAL SERVIDORES DA 2ª INSTÂNCIA APROVAM PAUTA UNIFICADA segunda-feira, 16/07/18 18:16 Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada nesta segunda-feira, dia 16/7, às 14h, no Hotel ...
REUNIÃO AMPLIADA SERVIDORES DEFINEM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES UNIFICADA sábado, 14/07/18 13:10 Os servidores das 1ª e 2ª Instâncias do Judiciário mineiro aprovaram, por unanimidade, neste ...
É AMANHÃ! REUNIÃO AMPLIADA VAI DEFINIR PAUTA UNIFICADA sexta-feira, 13/07/18 14:35 Nos últimos anos, a situação dos servidores do Judiciário mineiro ficou insustentável. Acúmulo de ...
Top