ARTIGO

A depressão precisa ser tratada com seriedade

segunda-feira, 25/09/17 12:55

Acreditar e entender que a depressão existe e que deve ser tratada muitas vezes é difícil para as pessoas que sofrem desta doença ou que tenham um parente nessas condições. Muitas pessoas chegam a julgar de forma errada, considerando uma fraqueza, ou até mesmo, uma “bobagem”, o que não é verdade.

A depressão é uma doença incapacitante que deve ser levada a sério e tratada com profissionais qualificados. Ela acomete o estado físico, o humor, os pensamentos e o comportamento da pessoa. Ela afeta o sono, ou seja, dorme-se muito ou perde-se a vontade de dormir; altera a alimentação, pois a pessoa muda o apetite; afeta também a maneira como se sente em relação à vida e a respeito de si mesmo. Uma característica marcante da depressão são sensações extremas de abatimento, tristeza e um imenso vazio.

Sabe-se hoje que não podemos melhorar uma depressão só pela vontade. A depressão precisa de tratamento psicológico e medicamentoso. Mas precisamos estar atentos à diferença entre depressão e tristeza. Todo ser humano pode ficar triste com algum acontecimento ou episódio desagradável ou inesperado que acontece em sua vida. A tristeza é passageira e considerada normal diante de alguns fatos da vida. Já a depressão perdura sem um motivo aparente e combina fatores genéticos, psicológicos e ambientais.

A depressão pode ser causada por diferentes fatores como, por exemplo, distúrbios hormonais, estresse, perda importante de algum familiar, problemas financeiros, a partir de outra doença (depressão secundária), mudança de status social, etc.

Os sintomas da depressão são muito variados: tristeza duradoura, choro fácil e/ou frequente, sentimento de falta de sentimento, irritabilidade aumentada, angústia, ansiedade, desesperança, cansaço, déficit de memória, entre outros.

A memória também é afetada com a depressão, pois o sujeito deprimido está mais voltado para as questões internas e não presta atenção aos estímulos externos a ele, o que prejudica a retenção de uma informação. É importante ressaltar que o diagnóstico diferencial entre depressão e algumas demências (deficiência cognitiva persistente e progressiva) se torna mais difícil no início, pois os sintomas são muito parecidos entre estas enfermidades. O que pode ser feito é tratar primeiramente a depressão e, caso haja melhora, o diagnóstico é confirmado. Se o tratamento para depressão não surtir efeito, um possível diagnóstico de demência merece ser investigado.

Outro aspecto relevante é a relação entre a depressão e a terceira idade. Muitos idosos consideram normal ter depressão, porque acreditam que seja um aspecto inerente à idade, e não buscam ajuda. É importante entender que depressão é uma doença que acomete pessoas de qualquer idade e deve ser encarada de maneira séria e tratada.

Portanto, a depressão pode afetar também a família que, muitas vezes, não sabe lidar com o problema, negando sua existência ou interpretando-o como preguiça, desânimo ou má vontade por parte de quem está doente. Assim, é de extrema importância entender quais são os sintomas desta doença, como é o tratamento e buscar ajuda profissional o quanto antes. As pessoas que tratam a depressão logo no início conseguem reestabelecer suas vidas e equilibram também as relações familiares e de amizade.

Débora Guizoli

Psicóloga (CRP 04/31433)

(Instrutora de Oficina de Memória)

Especialista em Gerontologia pela PUC/MG

debora@memoriaativa.com.br

www.memoriaativa.com.br

Débora Guizoli

É psicóloga, com pós-graduação em Gerontologia pela PUC Minas. Atua como Instrutora de Oficina de Memória no SINJUS-MG. Possui experiência com trabalhos em grupo focados em Estimulação Cognitiva e Desenvolvimento Humano.

Meus últimos artigos

ver mais
ARTIGO Velhice é diferente de doenças sexta-feira, 30/06/17 11:52
ARTIGO Nomes, como recordá-los? sexta-feira, 19/05/17 12:54

Convênios

ver mais
Picchioni Câmbio Empresa de câmbio Funcionários . BH (31) 3517 0000 www.picchioni.com.br 0,03 ver mais
BH Parking Estacionamentos Centro . BH (31) 99967 3837 www.bhparking.business.site 5% a 62% ver mais
Letícia Andrade Arquitetura/Interiores Centro . Belo Horizonte (31) 99946 4917 http://migre.me/wJumo 30% a 50% ver mais
iYoga-BH Yoga Centro . BH (31) 3141 1779 www.institutodeyogabh.com.br 20% ver mais
Espaço Bem Viver Terapias alternativas Centro . BH (31) 99723 0589 5% a 15% ver mais
SPA Mitra Spa Santo Antônio . BH (31) 3658 9665 www.spamitra.com.br até 30% ver mais
UNIBH Graduação / Pós-Graduação Lourdes, Estoril e União . BH (31) 3319 9500 www.unibh.br 20% a 30% ver mais
Top