ARTIGO

COMO ESTÁ A SUA ÁGUA?

quinta-feira, 28/06/18 15:49

E já estamos no inverno, estação fria que neste ano promete ser mais seca.

Na percepção da Tradicional Medicina Chinesa (TMC) e da filosofia Taoísta, é uma época em que predomina a energia Yin, que se caracteriza por mais friagem, escuridão, receptividade, e é regida pelo elemento Água. Mais da metade do corpo humano é formada por água. A maioria de nós viveria sem remédios, mas ninguém pode viver sem água doce.

Sua natureza é fluida se tiver condução e calor; e também inerte, chegando a congelar no frio. E, no inverno, por mais ou menos frio que esteja, resfriam-se as águas interiores e exteriores, trazendo a necessidade do calor (do agasalho, do alimento mais suculento e das bebidas mornas) e da contemplação e repouso para propiciar o conforto do espírito.

Os órgãos que controlam a fluidez da água em nosso corpo são os rins, considerados na TMC a sede da energia vital, e a bexiga. Através deste movimento nos renovamos constantemente. Através das secreções, suor, lágrimas, saliva, leite materno, sangue, urina…E também pelas emoções que são governadas também por ela.

Letargia, prostração, desânimo, dores na região lombar, medo da vida, sensação de frio, são alguns sinais de desequilíbrio deste elemento.

Imagine dentro de seu corpo um fogão. No coração está a chama; a chaleira com água está nos rins. Está invertido? Sim, e, por isso, essa chama precisa ser balanceada para descer e aquecer essa água que se encontra na parte inferior do corpo, fortalecendo as vias urinárias. E a dica para distribuir o calor pelo corpo é massagear a área lombar, agasalhar a região, tomar bebidas mornas como chá, diminuir a quantidade de sal e manter uma rotina de exercícios moderados.

E mais alguns usos simples da água para promover saúde:

Tomar água é importante para limpar as vias urinárias, aliviar tosses e eliminar catarros (aí também entra a inalação com vapor); aliviar a prisão de ventre e eliminar fezes.

Compressas de água quente para músculos e articulações doloridos.

Gargarejos de água com uma pitada de sal para garganta inflamada. Lavar as narinas com soro fisiológico para limpar e desentupir o nariz.

E conte com os atendimentos da Terapia de Expansão do Ser para equilibrar sua água física e emocional.

Agende seu atendimento com Lila Dione Metidieri pelo telefone 988928244. Sala 62 do SINJUS, às segundas e terças-feiras.

https://www.facebook.com/TerapiadeExpansaodoSer

www.expansaodoser.com.br

Lila Parameswara

É terapeuta psicocorporal, especialista em Medicina Oriental e Terapia Transpessoal. Atua há 25 anos na área. Atende com massoterapia oriental, acupuntura, terapia floral, fitoterapia e psicoterapia no SINJUS-MG. Autora do site www.expansaodoser.com.br.

Meus últimos artigos

ver mais
ARTIGO TE ACEITO, TE INCLUO terça-feira, 29/05/18 16:40
ARTIGO A cura através das mãos sexta-feira, 02/03/18 08:32
ARTIGO AROMATERAPIA NO COTIDIANO quarta-feira, 31/01/18 09:06
Top