ARTIGO

AROMATERAPIA NO COTIDIANO

quarta-feira, 31/01/18 09:06

Com o crescimento alarmante de casos de dengue, zika, chikungunya e agora de febre amarela – doenças transmitidas por mosquitos -, além dos cuidados para não criar focos de procriação com água parada, evitar áreas próximas às matas – especialmente as que têm tido mortes de macacos e pessoas doentes nas proximidades -, existem outras sugestões de cuidados. A vacina também é importante.

Alguns biólogos associam o forte retorno da febre amarela à mortandade de peixes e sapos no desastre causado pela ruptura da barragem de Mariana. Eles e os pássaros são os predadores naturais de insetos e, infelizmente, esse desequilíbrio permanece…

Há orientação para que se use repelentes de corpo e de ambiente. Os repelentes industrializados, quando usados em excesso, podem causar intoxicação e, para pessoas alérgicas ou com tendência à intoxicação por fragilidade hepática, bebês e idosos frágeis, esses tipos de produtos também podem ser agressivos. Assim, cresce a busca por opções mais naturais.

A prevenção é ainda o fator de maior eficácia. O Aedes Aegypti está ficando cada vez mais resistente e capaz de sobreviver em água salobra, suja ou com cloro, por exemplo. Consulte a cartilha do Ministério da Saúde para outras dicas.

A Aromaterapia é um ramo da fitoterapia que utilizo frequentemente em atendimentos terapêuticos e é muito versátil e útil no cotidiano. Por ser completamente natural, sendo corretamente utilizada, não causa nenhum dano à saúde.

O repelente natural mais famoso é o óleo essencial de Citronela que você pode usar no difusor de ambiente – e deixá-lo o mais próximo possível do chão. Também podem ser associados o óleo de Cravo Hortelã e Capim Limão.

Para fazer um eficiente repelente de insetos corporal para crianças maiores e adultos pode-se misturar 15 gotas de óleo essencial de Copaíba, 15 gotas de óleo de Cravo, 25 de Citronela, 15 gotas de Hortelã em 30 ml de óleo vegetal de Andiroba. Usando o protetor solar após a aplicação.

Outra boa dica é fazer um spray de ambiente (80% de álcool de cereais, 15% de água filtrada e 5% de óleos essenciais) e borrifar em tecidos pela casa como lençóis, cortinas, sofás, toalhas de mesa, sempre de cima para baixo.

Lila Parameswara atende com Terapia Psicocorporal, incluindo a Aromaterapia no suporte às queixas físicas e emocionais, no Núcleo de Saúde do SINJUS. Agendamento pelo telefone (31) 98892-8244.

Lila Parameswara

É terapeuta psicocorporal, especialista em Medicina Oriental e Terapia Transpessoal. Atua há 25 anos na área. Atende com massoterapia oriental, acupuntura, terapia floral, fitoterapia e psicoterapia no SINJUS-MG. Autora do site www.expansaodoser.com.br.

Meus últimos artigos

ver mais
ARTIGO Gestação com Saúde sexta-feira, 30/06/17 11:37

Convênios

ver mais
Top