Mesmo depois de se aposentar os servidores precisam permanecer lutando para garantir que seus direitos não sejam retirados e para tentar corrigir equívocos. Uma das maiores lutas dos aposentados e pensionistas é cobrar do TJ e dos governos estaduais e federais o cumprimento do que está na Constituição Federal, que é a paridade salarial entre os ativos, aposentados e pensionistas.

O que é a Reforma da Previdência?

A PEC 287/2016 – Reforma da Previdência – altera diversas regras referentes aos benefícios da Previdência e da Assistência Social. As mudanças propostas trazem grandes impactos tanto para os trabalhadores da iniciativa privada e os servidores públicos que não contam com regimes próprios (protegidos pelo Regime Geral da Previdência Social, quanto para servidores públicos, federais, estaduais ou municipais – protegidos pelos Regimes Próprios de Previdência Social). Ou seja, os prejuízos recairão sobre a maioria da população. Veja mais aqui.

O que é a PEC 555/2006?

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555/2006 visa extinguir, de forma escalonada, a cobrança previdenciária dos servidores aposentados de todo o País. Devido à importância dessa proposta, aposentados filiados ao SINJUS-MG criaram, em 2016, uma Comissão para lutar pela sua aprovação. O grupo é formado também por servidores da ativa do TJMG, e aberto a quem quiser participar. Veja mais aqui.