O Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SINJUS-MG foi criado para orientar e fortalecer os interesses dos aposentados e pensionistas do TJMG, além de promover atividades visando o seu bem-estar.

Uma vez por mês é realizada uma reunião na Sala de Atividades do SINJUS, em que os participantes podem trocar experiências, aprender coisas novas e programar passeios. Nos encontros, um especialista sempre dá dicas sobre temas como alimentação saudável, mente e corpo sãos, gastronomia, dança e pintura. O NAP também é um espaço para obter informação e tirar dúvidas sobre os direitos e ações que estão em andamento no TJMG.

Outra vantagem do NAP é conhecer novos destinos, suas tradições e culturas, junto com colegas. Os aposentados já viajaram para o Chile, Argentina, Uruguai, Espanha, Portugal, Itália, França, Áustria e Suíça, além de lugares encantadores no Brasil como Diamantina e Holambra. Uma vez por mês, acontecem os encontros da turma para assistirem a um filme no cinema. Também são realizadas visitas guiadas a exposições culturais e museus.

O NAP desenvolve ainda uma série de programas para os aposentados do TJ filiados ao SINJUS. As atividades são ministradas por profissionais qualificados e proporcionam benefícios para a saúde e melhora da qualidade de vida dos participantes.