A SAÚDE NO OUTONO

quarta-feira, 13/05/15 19:00

*por Lila Parameswara

 

 

O outono já chegou! Vamos falar desta bela estação do ano, de nossa interação com ela, e como cuidar melhor de nossa saúde nessa época.

 

A Sabedoria está presente em diferentes épocas e povos, pois o que é bom e verdadeiro se mantém através dos tempos.

 

Um povo antigo, os chineses, com sua filosofia e tradicional medicina entendiam o Outono e suas influências sobre as pessoas de uma forma interessante.

 

Na ótica da Medicina Chinesa, há uma relação fundamental entre a natureza, na sua totalidade, e a natureza humana; estamos totalmente engajados no movimento cíclico das estações.

 

Ela é também chamada de Medicina dos Cinco Elementos e, neste caso o elemento predominante é o ar.

 

Explico: com a chegada do Outono, como agora, ficam mais acentuadas algumas manifestações climáticas (vento, queda de temperatura, secura do ar, etc.).

 

Em decorrência aparecem muitos sintomas físicos nas pessoas, tais como, resfriados, alergias e questões ligadas ao aparelho respiratório.

 

Isso acontece por que no outono há uma concentração maior da energia do elemento Ar ou Metal que, no corpo humano rege as funções respiratórias e as excretórias do intestino grosso, além da saúde da pele.

 

Mais do que isso rege também a capacidade de respirar, emitir sons e, na visão da Medicina Chinesa, a troca com o meio externo – pessoas e ambiente.

 

Está relacionado também com a comunicação e a relação com o dinheiro, que já foi chamado "vil metal".

 

Lembremos que, através do dinheiro se possibilitam muitas das trocas que fazemos com o mundo.

 

E respirar é trocar ar ininterruptamente!

 

Resumindo: o excesso da energia ar/metal pode nos fazer melancólicos, introspectivos, gripados e provavelmente com maior quantidade de muco.

 

E temos o agravante da poluição da cidade que exacerba problemas como rinites, sinusites e alergias.

 

Então, resfriados no início do outono podem até ser bem vindos para limpar acúmulos e resíduos da estação anterior, o verão, mas, podem também revelar comportamentos excessivamente recolhidos e tristezas guardadas.

 

O muco é a concentração de resíduos que não foram eliminados adequadamente podendo ser físicos e emocionais e, por vezes, sinaliza uma tendência à retenção de sentimentos, palavras ou atitudes, devido à dificuldade de trocar/partilhar.

 

Receber massagens Shiatsu, Reflexologia, Acupuntura e acompanhamento da alimentação e fitoterapia podem ajudar preventivamente e também tratando sintomas de desequilíbrio respiratório e intestinal, restabelecendo o fluxo energético vital.

 

Como recursos caseiros para amenizar o excesso energético do outono podemos tomar mais líquidos, caldos, chás, fazer inalações, tudo o que umedeça o excesso de secura da estação e fluidifique o muco, ajudando a eliminá-lo.

 

É importante umedecer também os nossos pensamentos e atitudes: liberando objetos, crenças e sentimentos que não são realmente necessários, partilhando seu melhor com os outros; seguindo a sabedoria da Medicina dos Cinco Elementos, trocar mais equilibradamente.

 

 

TE CONVIDO A REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DINAMISMO PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA ONDE, SAÚDE FÍSICA, EMOCIONAL E SOCIAL SÃO UMA SÓ UNIDADE.

 

Lila Parameswara

É terapeuta psicocorporal, especialista em Medicina Oriental e Terapia Transpessoal. Atua há 25 anos na área. Atende com massoterapia oriental, acupuntura, terapia floral, fitoterapia e psicoterapia no SINJUS-MG. Autora do site www.expansaodoser.com.br.

Meus últimos artigos

ver mais
Do que precisa uma mãe? sexta-feira, 06/05/16 16:00
UM CONVITE AO CUIDAR-SE sexta-feira, 26/02/16 18:00

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco