A importância do comportamento assertivo

sexta-feira, 20/05/16 15:00

*Por Débora Guizoli

Você sabe dizer ‘não’ quando é necessário? É honesto consigo mesmo e sabe se posicionar nas situações diárias? Saber emitir opinião diante de um problema ou fato sem ofender a outra pessoa se trata de um comportamento assertivo. 

O comportamento assertivo depende da maturidade emocional do sujeito e pode ser aprendido durante a trajetória da vida. Mas caso a pessoa sinta dificuldades em comportar-se assertivamente é necessário buscar ajuda profissional.

Assertividade é uma habilidade social aprendida em que a pessoa sabe se posicionar e expressar seus pensamentos e crenças sem ser submissa à opinião do próximo. Assertividade não tem nenhuma relação com agressividade. A pessoa assertiva é autêntica e forte sabendo se colocar no meio em que vive de maneira firme, decidida e não se deixa manipular. Assertividade possibilita relacionamentos saudáveis e evita sofrimentos no ser humano. Comportar-se de forma assertiva, no primeiro momento, pode incomodar o próximo, mas não atrapalha a relação. Este desconforto inicial causado pela assertividade possibilita uma reflexão maior da situação e uma mudança de postura em relação a algum problema.

Assertividade e autenticidade estão intimamente ligadas, pois quem consegue se expressar, sem medos, distorções e manipulações, consegue ser autêntico e se fortalece nas relações.

O comportamento passivo é um comportamento diferente do assertivo. Ele também é aprendido a partir de uma relação autoritária que inibe respostas espontâneas do sujeito, pois a pessoa acaba se anulando no momento em que precisava emitir opiniões a respeito de uma situação e aceita imposições o que, posteriormente, gera muito sofrimento.

Vamos pensar num exemplo para entendermos melhor os comportamentos:

Um rapaz compra um carro zero e seu primo, que acaba de tirar carteira de motorista, o pede emprestado. No comportamento passivo, o rapaz emprestaria o carro para seu primo mesmo não concordando com isso. Se ele agisse assertivamente explicaria para o primo que o carro foi comprado agora e que no momento não o emprestaria, pois o primo ainda possui pouca experiência na direção e assim riscos e possíveis problemas seriam evitados.

Para ser assertivo você não precisa ser agressivo e nem passivo. Seguem algumas dicas para quem deseja conquistar o comportamento assertivo:

1.     Busque conversar sempre olhando nos olhos do ouvinte;

2.     Emita sua opinião com voz suave, sem gritos, mas ao mesmo tempo firme.

3.     Tenha sempre em mente que você não permitirá que as pessoas o obriguem a fazer algo sem necessidade e que não concorde;

4.     Tenha em mente que você não precisa atacar ninguém com palavras;

5.     Seja aberto e autêntico;

6.     Escute o que o outro tem a dizer;

7.     Seja empático, coloque-se no lugar do outro;

8.     E, por último, pense no impacto do seu comportamento em curto, médio e longo prazo.

O comportamento assertivo auxilia o ser humano nas relações e permite uma comunicação mais clara em que ambas as partes podem se expressar e chegar a um acordo. Pense sobre isso e comece a se observar. A assertividade promove o bem estar.

Débora Guizoli

Psicóloga (CRP 04/31433)

(Instrutora de Oficina de Memória)

Pós-graduanda em Gerontologia pela PUC/MG

debora@memoriaativa.com.br

www.memoriaativa.com.br

 

Débora Guizoli

É psicóloga, com pós-graduação em Gerontologia pela PUC Minas. Atua como Instrutora de Oficina de Memória no SINJUS-MG. Possui experiência com trabalhos em grupo focados em Estimulação Cognitiva e Desenvolvimento Humano.

Convênios

ver mais
Picchioni Câmbio Empresa de câmbio Funcionários . BH (31) 3517 0000 www.picchioni.com.br 0,03 ver mais
BH Parking Estacionamentos Centro . BH (31) 99967 3837 www.bhparking.business.site 5% a 62% ver mais
Letícia Andrade Arquitetura/Interiores Centro . Belo Horizonte (31) 99946 4917 http://migre.me/wJumo 30% a 50% ver mais
iYoga-BH Yoga Centro . BH (31) 3141 1779 www.institutodeyogabh.com.br 20% ver mais
Espaço Bem Viver Terapias alternativas Centro . BH (31) 99723 0589 5% a 15% ver mais
SPA Mitra Spa Santo Antônio . BH (31) 3658 9665 www.spamitra.com.br até 30% ver mais
UNIBH Graduação / Pós-Graduação Lourdes, Estoril e União . BH (31) 3319 9500 www.unibh.br 20% a 30% ver mais
Top